A intenção empreendedora em cursos de bacharelado: uma análise de regressão quantílica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i4.3120

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Competência Empreendedora, Intenção Empreendedora, Regressão Quantílica.

Resumo

Objetivo: O estudo objetivou analisar o impacto dos cursos de bacharelado da Universidade Federal da Fronteira Sul no Campus Chapecó-SC na relação de educação empreendedora, competência empreendedora e intenção empreendedora. 

Metodologia: Para isso realizou-se uma pesquisa de campo com os acadêmicos da universidade e, a partir das respostas, empregou-se o método de estatística descritiva, análise de correspondência e regressão quantílica visando compreender e comparar as relações entre os construtos estudados.

Originalidade/Relevância: Os estudos apresentados até o momento focam em discutir a relação entre educação empreendedora, competência empreendedora e intenção de empreender em um único curso, sendo normalmente administração. A originalidade do trabalho está na comparação com diferentes cursos de diferentes áreas de conhecimento para verificar se irá apresentar a relação entre variáveis.

Resultados: Assim, foi comprovado que estudar administração e participar das ações de educação empreendedora, influencia no desenvolvimento de competências empreendedoras. Todavia, constatou-se que as competências empreendedoras e o curso não interferem na intenção de empreender, sendo que o que altera os parâmetros da intenção empreendedora é a interação entre as ações de educação empreendedora e o curso.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo proporciona um novo ponto de vista através do viés quantitativo a respeito da educação empreendedora no contexto universitário, comparando diferentes cursos e áreas de conhecimento.

Biografia do Autor

Nilara Izabel Von Fruauff Pavan, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Data Science e Analytics pela USP/ESALQ e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e em Marketing pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente participa como voluntária no grupo de pesquisa e extensão em empreendedorismo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e pesquisa Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Competências Empreendedoras.

Auberth Henrik Venson, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2020). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e Mestre em Economia Regional da Universidade Estadual de Londrina (2016). Atua na área de Economia, com interesse nos temas: Economia Regional, Economia da Saúde e Economia Comportamental.

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Doutorado (2012) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado (2008) e Graduação (2005) em Administração também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência profissional na área de gestão de pessoas, tendo atuado como Diretora de Gestão de Pessoas da UFFS em 2010/2011 e também atuou como Chefe de Gabinete de 2011-2016. Atua, em convênio, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Administração Universitária, Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Gestão da Inovação e Educação a Distância.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Von Fruauff Pavan, N. I., Henrik Venson, A., & Benetti Tonani Tosta, K. C. (2025). A intenção empreendedora em cursos de bacharelado: uma análise de regressão quantílica.: . Revista Gestão & Tecnologia, 25(4), 57–81. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i4.3120

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Seção

ARTIGO