A intenção empreendedora em cursos de bacharelado: uma análise de regressão quantílica.
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i4.3120Palavras-chave:
Educação Empreendedora, Competência Empreendedora, Intenção Empreendedora, Regressão Quantílica.Resumo
Objetivo: O estudo objetivou analisar o impacto dos cursos de bacharelado da Universidade Federal da Fronteira Sul no Campus Chapecó-SC na relação de educação empreendedora, competência empreendedora e intenção empreendedora.
Metodologia: Para isso realizou-se uma pesquisa de campo com os acadêmicos da universidade e, a partir das respostas, empregou-se o método de estatística descritiva, análise de correspondência e regressão quantílica visando compreender e comparar as relações entre os construtos estudados.
Originalidade/Relevância: Os estudos apresentados até o momento focam em discutir a relação entre educação empreendedora, competência empreendedora e intenção de empreender em um único curso, sendo normalmente administração. A originalidade do trabalho está na comparação com diferentes cursos de diferentes áreas de conhecimento para verificar se irá apresentar a relação entre variáveis.
Resultados: Assim, foi comprovado que estudar administração e participar das ações de educação empreendedora, influencia no desenvolvimento de competências empreendedoras. Todavia, constatou-se que as competências empreendedoras e o curso não interferem na intenção de empreender, sendo que o que altera os parâmetros da intenção empreendedora é a interação entre as ações de educação empreendedora e o curso.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo proporciona um novo ponto de vista através do viés quantitativo a respeito da educação empreendedora no contexto universitário, comparando diferentes cursos e áreas de conhecimento.
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