Gestão do Relacionamento e Oportunidades nas Universidades Paulistas, a Partir dos Núcleos de Inovação Tecnológica e Empresas

Autores

  • Luciane de Fatima Giroto Rosa Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Bauru/SPFaculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC) -
  • Sr. Juliano Maurício de Carvalho Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru https://orcid.org/0000-0001-8515-2457
  • Sra. Angela Maria Grossi Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru https://orcid.org/0000-0002-5425-4917
  • Sra. Luciana Galhardo Batista Simon Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru https://orcid.org/0000-0003-2304-8667

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3094

Palavras-chave:

Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs); Inovação em Universidades Paulistas; Relação Universidade-Empresa; Propriedade Intelectual; Administração.

Resumo

  • Título do trabalho: Gestão do relacionamento e oportunidades nas universidades paulistas, a partir dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT´s) e empresas.
  • Objetivo do estudo: Mapear oportunidades mantidas por NIT´s considerando-se suas competências dispostas na Lei de Inovação.
  • Metodologia: método exploratório de abordagem qualitativa, com a realização de observação sistemática em portais on-line de agências de inovação universitárias do Estado de São Paulo.
  • Originalidade: De acordo com alguns autores, notadamente Campos (2010) e Garcia et al. (2019), os trabalhos que investigam como se estabelecem e desenvolvem os relacionamentos entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s), por meio da atuação de seus NIT´s e o mercado, são escassos. Nesse sentido, existem estudos que tratam da motivação para tais relacionamentos, mas carece de aprofundamento a análise as oportunidades oferecidas pelos NIT´s.
  • Principais resultados: Os resultados indicam que as iniciativas, embora em nível variado em cada um dos NITs, abarcam várias vertentes tais como a gestão da política de inovação, o fomento ao empreendedorismo, a disseminação do conhecimento e o uso de novas tecnologias, entre outros.
  • Contribuições teóricas/metodológicas: Se antes mesmo da Lei de Inovação já existiam diversas iniciativas, a partir da obrigatoriedade estabelecida legalmente, pode-se dizer que as ações promovidas pelos NIT´s alcançam expressivo número de destinatários.
  • Contribuições sociais/para a gestão: Boas práticas no exercício das competências previstas na Lei de Inovação pelos NIT´s.

Biografia do Autor

Sr. Juliano Maurício de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru

Livre-docente em Políticas de Comunicação, Mídia e Indústrias Criativas - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru. Professor do Curso de Jornalismo - FAAC/Unesp/Bauru. -Vice-coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - FAAC/Unesp/Bauru. 

Sra. Angela Maria Grossi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru

Livre-docente em Mídia e Informação - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru. Docente do curso de graduação em Jornalismo - FAAC/Unesp/Bauru. Professora associada do curso de doutorado no Programa de pós-graduação em Mídia e Tecnologia - FAAC/Unesp/Bauru. 

Sra. Luciana Galhardo Batista Simon, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru

Mestre e Doutoranda em Mídia e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC), Campus de Bauru. Gerente do departamento de Marketing – UNISAGRADO/Bauru. 

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Rosa, L. de F. G., Carvalho, J. M. de, Grossi, A. M., & Simon, L. G. B. (2025). Gestão do Relacionamento e Oportunidades nas Universidades Paulistas, a Partir dos Núcleos de Inovação Tecnológica e Empresas. Revista Gestão & Tecnologia, 25(3), 192–217. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3094

Edição

Seção

ARTIGO