Uma análise qualitativa sobre a utilização de stickers por universitários em grupos WhatsApp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.3037

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente artigo foi analisar as percepções dos estudantes universitários quanto à utilização de stickers como elemento de comunicação na plataforma WhatsApp.

Metodologia: A abordagem adotada na presente pesquisa foi qualitativa, com os dados sendo coletados por meio de um questionário aplicado junto a estudantes universitários, e contou com 281 respostas. 

Originalidade/Relevância: Apesar das plataformas digitais e de comunicação serem foco de estudos relevantes nos dias atuais, a forma como são utilizados os conteúdos criados pelos próprios usuários com o auxílio de mídias, como os memes e os stickers, permanece inexplorado. Além disso, mesmo com a larga adoção dos chamados meme stickers pelos usuários de plataformas, essa relação entre usuários e a tecnologia permanece pouco explorada.

Principais resultados: Os resultados evidenciaram que a utilização de stickers é motivada por aspectos sociais e hedônicos, e que os usuários evitam compartilhar esse tipo de mídia em grupos de trabalho.

Contribuições teóricas: A contribuição teórica consiste na proposição de uma taxonomia de categorias relacionadas à utilização dos stickers pelos usuários da plataforma Whatsapp, buscando auxiliar estudos futuros que possam focar em análises que tangenciam cada categoria aqui definida, ou grupo de categoria.

Contribuições sociais: As contribuições sociais evidenciam que os stickers são utilizados com base em motivações sociais e hedônicas, assim como seu compartilhamento se restringe a grupos de natureza informal que são mais próximos e íntimos, em detrimento aos grupos do trabalho que são de natureza mais formal.

Biografia do Autor

Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Curitiba (2004) e especialização em Lean Logistics (Logística Enxuta - STP) pela PUC-PR. É mestre em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e doutorando em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), na Linha de Estudos Organizacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos organizacionais, sentido e significado do trabalho, dark side das organizações, dark side da digitalização, crowdsourcing, tecnologia da informação, Indústria 4.0.

Jurandir Peinado, PPGA / Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Positivo, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do PPGA e professor do departamento de administração e economia DAGEE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR -. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Administração da Produção, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da Produção, indústria 4.0, capitalismo digital, Crowdsourcing, tecnologia e sociedade.

Regina Martinello L. P. Vianna, PPGA / Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Direito pelo Instituto Federal do Paraná (2019) e Especialização em Direito Previdenciário pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva (2020). Mestranda em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Vianna, F. R. P. M., Peinado, J., & Martinello L. P. Vianna, R. (2024). Uma análise qualitativa sobre a utilização de stickers por universitários em grupos WhatsApp. Revista Gestão & Tecnologia, 24(5), 304–330. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.3037

Edição

Seção

ARTIGO