Necessidade de estrutura de compliance nas instituições financeiras

Autores

  • Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura Doutoranda em Administração - Uninove
  • Wilson Toshiro Nakamura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Graciela Dias Coelho Jones Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-1968-9501

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1752

Palavras-chave:

Compliance, Regulamentação, Sanções financeiras, Instituição Financeira.

Resumo

A área de Compliance é muito importante, principalmente para Instituições Financeiras, sendo responsável por instituir controles, regras, procedimentos preventivos em atendimento aos regulamentos e legislações nacionais e internacionais. Essa área representa uma extensão nas Instituições, em atendimento a legislação de prevenção à lavagem de dinheiro (monitoramento das movimentações financeiras), e tem forte importância como pilar de Governança Corporativa. Baseado na experiência de 13 anos, na estruturação das responsabilidades de uma área de Compliance, por meio de participação direta em uma Instituição Financeira, o objetivo desse relato técnico é descrever de forma aplicada a evolução da área de Compliance, sua importância, sua abrangência, as contribuições da existência de adequada estrutura às necessidades da Instituição e do mercado e as consequências de não ter a área. Tudo o que é relatado confirma que organizações necessariamente precisam buscar o compliance, como meio de fortalecer sua posição no mercado, e encarar a ética não só como uma forma de ação conveniente. Após anos de experiência na área, desenvolvendo-a e estruturando-a, conclui-se que compliance é um braço dos Órgãos Reguladores junto a Administração, no que se refere à segurança, respeito à normas e controles e à busca da conformidade por meio da ética.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura, Doutoranda em Administração - Uninove

Doutoranda em Administração na Universidade Nove de Julho UNINOVE. Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA da UNINOVE

Wilson Toshiro Nakamura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do PPGA da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

Graciela Dias Coelho Jones, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Núcleo de Contabilidade Gerencial e Finanças da Faculdade de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Administração, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Referências

Bittencourt, Sidney. (2014). Comentários à Lei Anticorrupção: Lei 12.846/2013. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.

Federação Brasileira de Bancos. Documento Consultivo: Função de Compliance. Grupo de Trabalho ABBI-FEBRABAN. Disponível em: <http://www.febraban.com.br>. Acesso em: set. 2015.

IIA - The Institute of Internal Auditors. Normas para a Prática Profissional de Auditoria Interna, 2001. Disponível em: <http://www.theiia.org>. Acesso em: set. 2015.

Laruccia, M.M.; Yamada, K. J. (2013). O desenvolvimento sustentável e a gestão de compliance em instituições financeiras. Revista Estratégica, v. 11, n. 2.

Magalhães Vladimir Costa. (2014). Breves notas sobre lavagem de dinheiro. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, p. 164-186.

Downloads

Publicado

2019-11-19

Como Citar

Nakamura, E. A. M. V., Nakamura, W. T., & Jones, G. D. C. (2019). Necessidade de estrutura de compliance nas instituições financeiras. Revista Gestão & Tecnologia, 19(5), 257–275. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1752

Edição

Seção

RELATO TÉCNICO