Análise do sistema de Mobile Payment implementado no transporte público na cidade de São Paulo

Autores/as

  • Solange Cristina Ricardo Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Henrique Mello Rodrigues de Freitas Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.923

Palabras clave:

Mobilidade tecnológica, Mobile Payment, Transporte Público

Resumen

Na cidade de São Paulo aproximadamente 10 milhões de pessoas utilizam transporte público diariamente. O objetivo deste trabalho é apresentar o atual sistema de pagamento móvel implementado no transporte público na cidade de São Paulo, e as razões possíveis pela qual este sistema é muito pouco utilizado pelos usuários. O pagamento móvel é qualquer pagamento em que um dispositivo móvel capaz de se conectar a redes móveis de comunicação, é utilizado para iniciar, autorizar e confirmar uma transação comercial. A metodologia utilizada foi estudo de caso único e como resultados pode-se dizer que não há dúvidas de que o sistema de pagamento móvel implementado é uma novidade que facilita o dia-a-dia dos usuários, porém, há deficiências a serem sanadas para que se torne um serviço atrativo e que incentive o usuário a adoção do mesmo.

 

 

 

Biografía del autor/a

Solange Cristina Ricardo, Universidade Nove de Julho - Uninove

Mestranda em Administração do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

membro do grupo de pesquisa CNPq GIANTI Grupo Interinstitucional de pesquisa sobre Adoção de Novas Tecnologias de Informação

Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Universidade Nove de Julho - Uninove

Professor Titular do PPGA/Uninove, onde lidera a Linha Organizações e Empreendedorismo, Coordenador do grupo de pesquisa CNPq GIANTI (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5169377710533577) Grupo Interinstitucional de pesquisa sobre Adoção de Novas Tecnologias de Informação, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA AE - Administração, Contabilidade e Economia.

Possui graduação em Economia (Bacharelado) pela UFRGS,  mestrado em Administração pela UFRGS/PPGA e em Gestão (opção SI e Decisão) pela Université Pierre Mendès France (UPMF)/Ecole Supérieure des Affaires (ESA) (Grenoble, França), doutorado em Gestão pela UPMF/ESA, pós-doutorado pela University of Baltimore, MD, EUA e pela UPMF. Professor da UFRGS/EA/PPGA entre 1993 e 2014, encerrando como professor titular. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de informação, atuando nos seguintes temas: Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, Processo Decisório, Análise de dados e métodos qualitativos.

Citas

Amaral, S.A. (2008) Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação & Sociedade: Estudos, 18 (1), 31-44.

Amoroso, D.L., Watanabe, R.M. (2012). Building a research model for mobile wallet consumer adoption: the case of mobile Suica in Japan. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, 7 (1), 94-110.

Araujo, M.R.M. et al. (2011). Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, 23 (3).

Battard, N., & Mangematin, V.(2013). Idiosyncratic distances: Impact of mobile technology practices on role segmentation and integration. Technological Forecasting & Social Change, 80, 231-242.

Carr, M. (2007). Mobile payment systems and services: an introduction. Recuperado em 27 abril, 2015, de http://www.academia.edu/2563249/Mobile_Payment_Systems_and_Services_An_Introduction.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. (2015). Recuperado em 01 julho, 2015, de http://www.cptm.sp.gov.br/a-companhia/Pages/Nossa-Historia.aspx.

Corso, K.B., Freitas, H.M.R., & Behr. (2013). O contexto no trabalho móvel: uma discussão à luz do paradigma da ubiquidade. Revista Administração em Diálogo, 15 (2), 01-25.

Curran, K., Millar, A., Garvey, C.M. (2012). Near field communication. International Journal of Electrical and Computer Engineering, 2 (3), 371-382.

Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN. (2015). Recuperado em 15 abril, 2015, de http://www.febraban.org.br/.

Finzgar, L.& Trebar, M. (2011). Use of NFC and QR code identification in an electronic ticket system for public transport. Anais do Software, Telecommunications and Computer Networks (SoftCOM), Croatia, Adriatic Islands.

Ghezzi, A., Cortimiglia, M.N., & Frank, A.G. (2015). Strategy and business model design in dynamic telecommunications industries: a study on Italian mobile network operators. Technological Forecasting & Social Change, 90, 346-354.

Juntunen, A., Luukkainen, S., & Tuunainen, V.K. (2010). Deploying NFC technology for mobile ticketing services – identification of critical business model issues. Mobile Business and Ninth Global Mobility Roundtable, 82-90.

Kantar Wordpanel. (2015). Recuperado em 13 agosto, 2015, de www.kantarworldpanel.com/br.

Kumar, S., Liu, Y., Sengupta, J., & Divya. (2010). Evolution of mobile wireless communication networks: 1G to 4G. International Journal of Electronics & Communication Technology, 1, 68-72.

Kumar, S. B. R. & Rabara, S. A. (2010). An architectural design for secure mobile remote macro-payments. Jagannath Gupta Institute of Engineering & Technology (JNIT), 1, 75-84.

Leong, L.Y., Hew, T-S., Tan, G.W-H., & Ooi, K.B. (2013). Predicting the determinants of the NFC-enabled mobile credit card acceptance: a neural networks approach. Expert Systems with Applications, 40, 5604–5620.

Liebana-Cabanillas, F.J., Sánchez-Fernández, J., & Munoz-Leiva, F. (2014). Role of gender on acceptance of mobile payment. Industrial Management & Data Systems, 114 (2), 220-240.

Machado, C.B.& Freitas, A.A. (2007). Modelo para planejamento de iniciativas de adoção de tecnologias móveis na interação entre organização e indivíduo. Anais do Encontro de Administração da Informação (EnADI), Florianópolis, SC, Brasil.

Marconi, M.A. & Lakatos, E.V. (2001). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Martins, G.A. & Theófilo, C.R. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas.

Metrô. (2015). Recuperado em 01 julho, 2015, de http://www.metro.sp.gov.br/metro/index.aspx.

Nagashree, R.N., Vibha, R., Aswini, N. (2014). Near field communication. I.J. Wireless and Microwave Technologies, 4 (2), 20-30.

Ondrus, J., & Pigneur, Y. (2006). Towards a holistic analysis of mobile payments: a multiple perspectives approach. Electronic Commerce Research and Applications, 5, 246-257.

Ondrus, J., & Pigneur, Y. (2007). An assessment of NFC for future mobile payment systems. Management of Mobile Business, 9-11.

Pierre, S. (2001). Mobile computing and ubiquitous networking: concepts, technologies and challenges. Telematics and Informatics, 18 (2-3), 109-131.

Pinho, M. Recarregar bilhete único nesta segunda 'congela' tarifa em R$ 3. Recuperado em 25 novembro, 2015, de http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/01/recarregar-bilhete-unico-nesta-segunda-congela-tarifa-em-r-3.html

Rede Ponto Certo. (2015). Recuperado em 27 novembro, 2015, de http://www.redepontocerto.com.br/rpc/appRPC.jsp.

Saccol, A.Z., & Reinhard, N. (2007). Tecnologias de informação móveis, sem fio e ubíquas: definições, estado-da-arte e oportunidades de pesquisa. Revista Administração Contemporânea, 11 (4), 175-198.

Saha, D., & Mukherjee, C.A. (2003). Pervasive computing: a paradigm for the 21st century. IEEE Computer Society, 25-31.

Sheng, H., Nah, F.F.H., & Siau, K. (2005). Strategic implications of mobile technology: a case study using value-focused hhinking. Journal of Strategic Information Systems, 14, 269-290.

SPTrans. (2015). Recuperado em 22 maio, 2015, de http://www.sptrans.com.br/a_sptrans/.

Yin, R.K. (2015). Estudo de caso planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

Ricardo, S. C., & Freitas, H. M. R. de. (2017). Análise do sistema de Mobile Payment implementado no transporte público na cidade de São Paulo. Revista Gestão & Tecnologia, 17(1), 258–276. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.923

Número

Sección

RELATO TÉCNICO