Principais Aplicações de Análise Discriminante na Área de Marketing: Uma Pesquisa Bibliométrica

Cristiana Fernandes De Muylder, Marco Ferreira Santos, Jefferson Lopes La Falce, Eduardo de Britto

Resumo


Este artigo apresenta características da técnica de análise discriminante, utilizada para identificar variáveis que podem classificar indivíduos em um, dois ou mais grupos, com base em um conjunto de mensurações. Além da visão teórica que visa traduzir o estado da arte acerca da metodologia pretendeu-se explorar vinte e dois artigos da divisão acadêmica de marketing do EnANPAD no período de 2000 a 2011 que focam esta metodologia. Nesta divisão está a aplicação desta técnica nos estudos de segmentação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de escalas e no tratamento de variáveis. Assim, considera-se muito baixa a publicação de apenas dois artigos ao ano. Tal número indica talvez a falta de domínio, desconhecimento das aplicações da técnica e também pode ser um indicador de falta de predileção pelo uso da mesma. Espera-se, com o quadro construído a partir da pesquisa bibliométrica, contribuir para a acadêmia, no sentido de fornecer uma bibliografia de consulta relevante para a utilização da técnica.

Palavras-chave


Análise Discriminante, Análise Multivariada, Marketing, Bibliometria.

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.396

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