Elaboração e Experimento de um Método de Marketing Viral e Database Marketing baseado em Algoritmos Genéticos

Autores/as

  • Fábio Roberto Ferreira Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Teixeira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Izabella Bueno Fernandes Centro Universitário de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i1.376

Resumen

Esse trabalho propõe um método para a otimização dos esforços de comunicação e vendas no meio eletrônico, baseando-se no conceito de Algoritmos Genéticos. Para tal, foi realizada a revisão bibliográfica dos temas Database Marketing, Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, Marketing Viral e Algoritmos Genéticos, permitindo o desenvolvimento do método proposto e esquematização dos passos iterativos. Em seguida, com o propósito de demonstrar a aplicação do método desenvolvido, foi utilizado o método empírico-experimental, a fim de manipular a variável independente e comparar os resultados obtidos na variável dependente com padrões de referência encontrados na literatura. O método foi testado em um grupo experimental de 60 indivíduos. O resultado da Taxa de Clicagem no experimento, em que os indivíduos foram selecionados através da Roleta Viciada que considerava o fit dos mesmos com a mensagem, foi de 13,3%, bem acima das porcentagens apresentadas pela literatura como padrão de referência, apontando para as possibilidades gerenciais de utilização do método desenvolvido.

Biografía del autor/a

Fábio Roberto Ferreira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em AdministraçãoCEPEAD/FACE/UFMG

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Ricardo Teixeira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Izabella Bueno Fernandes, Centro Universitário de Belo Horizonte

Graduanda em Administração pelo Centro Universitário de Belo Horizonte

Publicado

2012-07-27

Cómo citar

Borges, F. R. F., Gonçalves, C. A., Veiga, R. T., Gosling, M., & Fernandes, I. B. (2012). Elaboração e Experimento de um Método de Marketing Viral e Database Marketing baseado em Algoritmos Genéticos. Revista Gestão & Tecnologia, 12(1), 151–175. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i1.376