O uso estratégico da informação em cadeias produtivas: estudo de caso do setor couro-calçadista feminino

Autores/as

  • Marcos S. Araújo
  • Jorge Tadeu Ramos Neves

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2005.v5i1.147

Resumen

O uso da informação em uma cadeia de produção é analisado neste artigo a partir de uma perspectiva estratégica e competitiva. A cadeia produtiva couro-calçadista foi o objeto de estudo escolhido porque a mesma é considerada uma importante atividade econômica, sendo o Brasil, um dos principais produtores de calçados de couro femininos em nível mundial. O novo ambiente competitivo forçou as empresas nacionais a reverem seus modelos de competição e mercados de atuação. Nesse novo contexto de negócios, busca-se identificar as informações consideradas mais relevantes por algumas empresas e entidades do setor e quais são as fontes de coleta mais comumente utilizadas. Também são observadas as contribuições que o uso estratégico da informação pode trazer quanto ao estabelecimento de vantagens competitivas de mercado para as áreas de

marketing, finanças, projeto e produção de empresas couro-calçadistas.

Biografía del autor/a

Jorge Tadeu Ramos Neves

Professor do Mestrado Profissional em Administração das Faculdades Pedro Leopoldo – MPA/FPL.

Publicado

2010-09-21

Cómo citar

Araújo, M. S., & Ramos Neves, J. T. (2010). O uso estratégico da informação em cadeias produtivas: estudo de caso do setor couro-calçadista feminino. Revista Gestão & Tecnologia, 5(1). https://doi.org/10.20397/2177-6652/2005.v5i1.147