Inovação em um contexto isomórfico nos Programas De Pós-Graduação Stricto Sensu em administração

Elida Furtado da Silva Andrade, Josiane de Oliveira, Emerson Antonio Maccari, Heloisa Hollnagel

Resumo


O sistema de avaliação da pós-graduação, implantado pela CAPES, propicia identificar ações que possam levar os programas a atingirem padrões internacionais de qualidade e fornece informações para subsidiar decisões relativas a autorizações, credenciamentos e distribuição dos recursos (fomento à pesquisa), de forma que estes possam atingir os resultados desejados. Entretanto, como todos os programas, independente da área de avaliação, devem seguir os mesmos quesitos e métricas do sistema de avaliação, esses programas, podem tender ao isomorfismo coercitivo. Neste trabalho procurou-se verificar como se dá a inovação nos Programas de Pós-graduação em Administração stricto sensu em um ambiente isomórfico. O método utilizado foi a pesquisa documental, realizada em programas de excelência da área de conhecimento Administração. Como resultado do estudo observou-se que, pressionados pelos mesmos requisitos e em busca da excelência no processo avaliativo, os programas passam por processo de isomorfismo coercitivo e que poucos são os programas que promovem ações diferenciadas, as quais ocorrem, principalmente, no que tange à inserção social e à internacionalização. Como exemplo dessas ações, citam-se o programa de bolsas taxa e o módulo internacional obrigatório na matriz curricular, instituídos concomitantemente por somente um dos programas de pós-graduação, dentre os pesquisados.

Palavras-chave


Isomorfismo; inovação; pós-graduação; avaliação

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i2.1415

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