Simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas: o caso do atacado liderança
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADELMAN. C. et al. Re-thinking case study: notas from the second Cambridge Conference. Cambridge Journal of Education, 6, 3, 1976.
ALVARENGA, Antonio; CARVALHO, Paulo S. de; ESCÁRIA, Susana Costa. Delphi: método e aplicações. Documento de trabalho no 5/2007. Departamento de Prospectiva e Planejamento e Relações Internacionais: Lisboa, 2007. Disponível em: www.dpp.pt Acesso em out/2012.
ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. In: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. The strategy process, concepts, contexts, cases. 2. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. p. 44
BERTERO, Carlos Osmar. Rumos da estratégia empresarial. RAD LIGHT. São Paulo: FGV. v.35, n.2, p. 20-25, mar/abr. 1995.
BUARQUE, S. C. Metodologia e técnica de construção de cenários globais e regionais. Textos para discussão [939] PEA, fev. 2003.
CAMPUS, José Antonio. Cenário balanceado: painel de indicadores para a gestão estratégica dos negócios. São Paulo: 1998.
CERTO, Samuel C. e PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1993.
FAHEY, L., RANDALL, R. M. MBA curso prático de estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
FLEURY, P. Fernando; WANKE, Peter e FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
KOPITTKE, Bruno H. e CASAROTTO FILHO, Nelson. Análise de investimento: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
MARCIAL, Elaine Coutinho e GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
MARCIAL, Elaine Coutinho. Aplicação da metodologia de cenários no Banco do Brasil no contexto da inteligência competitiva. Dissertação de DEA. Université de Droite et dês Sciences d’Aix Marseille. França, 1999. 173p. Disponível em: http://pee.mdic.gov.br/portalmdic/arquivosdwnl_1197032205.pdf Acesso em out/2012.
MARIOTTO, F. L. O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica. Revista de Administração de Empresa, v. 31, n. 2, p. 37-52, abr./jun., 1991.
MINTZBERG, Henry. Five P´s for strategy. California Management Review, Fall, 1987.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
POPCORN, Faith. O dicionário do futuro: as tendências e expressões que definirão nosso comportamento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 9 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise da indústria e da concorrência. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
REIBSTEIN, David J. e CHUSSIL, Mark J. Primeiro a lição, depois o teste: usando simulações para analisar e desenvolver estratégias competitivas. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
ROJO, Cláudio Antonio. Planejamento estratégico: modelo para simulação de cenários. Cascavel, PR: Assoeste, 2006.
SCHWARTZ, Peter. A arte da visão de longo prazo: planejando o futuro em um mundo de incertezas. São Paulo: Best Seller, 2000.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas,1997.
WRIGHT, Peter, KROLL, Mark J. e PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
ZACARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.
DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.464
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.