Attitudes towards internet use: development and proposal of a measurement scale

Authors

  • Flavio Perazzo Barbosa Mota Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1541

Keywords:

atitudes, uso da internet, escala

Abstract

Conceitualmente, atitudes em relação ao uso Internet representam a avaliação individual em relação ao uso dessa tecnologia, constituindo elementos importantes para entender o uso e as atividades realizadas no ambiente virtual. Os propósitos desse estudo foram revisar sistematicamente o conceito e as escalas utilizadas para medir o construto, bem como propor um instrumento de medição de natureza multidisciplinar. Por meio do estudo sistemático da literatura acadêmica internacional foi possível definir o construto e identificar a tradição de mensuração. Com isso, foi proposto e validado um instrumento com nove afirmações para averiguação por meio de uma escala de verificação do tipo Likert. Tal iniciativa permitiu categorizar fatores atitudinais em uma dimensão de apreciação e outra de aversão. Os resultados da pesquisa contribuem para entendimento do construto, servindo tanto para aplicações no setor público quanto no setor privado.

Author Biography

Flavio Perazzo Barbosa Mota, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Gestão Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

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Published

2020-09-11

How to Cite

Mota, F. P. B. (2020). Attitudes towards internet use: development and proposal of a measurement scale. Journal of Management & Technology, 20(3), 216–236. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1541