Ferramentas Informais em Contextos Formais: Aplicação de um Modelo para Avaliar a Aceitação de Tecnologias Móveis entre Professores Universitários

Authors

  • Edicreia Andrade dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Ivanildo Viana de Moura CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
  • Ruben Mendes de Matos Universidade Tuiuti do Paraná
  • Lauro Brito de Almeida Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1495

Keywords:

Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), TAM, aceitação da tecnologia.

Abstract

Este artigo investiga os fatores que influenciam o uso e aceitação de recursos tecnológicos por professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada do Estado do Paraná. A pesquisa foi realizada fundamentando-se no modelo teórico de aceitação da tecnologia (TAM) estendido por Sánchez-Prieto, Olmos-Migueláñez, García-Peñalvo (2016) com cinco variáveis externas: normas subjetivas, resistência a mudanças, ansiedade para com tecnologias móveis, autoeficácia e condições facilitadoras. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário aplicado a 147 professores. Para análise das 12 hipóteses utilizou-se de estatística descritiva e equações estruturais. Os resultados mostram que as relações propostas com base no modelo TAM original foram todas confirmadas, corroborando a literatura. Por sua vez, para os fatores incluídos por Sánchez-Prieto et al. (2016), observou-se que algumas relações apresentaram efeitos contrários aos esperados, enquanto outras não apresentaram significância estatística para com a intenção comportamental dos respondentes.

Author Biographies

Edicreia Andrade dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutoranda em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário Trindade, Centro Socioeconômico, E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br Telefone para contato: (48)3721-6436

Ivanildo Viana de Moura, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

Mestre em Contabilidade UFPR

 

Ruben Mendes de Matos, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Contabilidade pela UFPR

Professor da Universidade Tuiuti do Paraná

Lauro Brito de Almeida, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

References

Acarli, D. S., & Sağlam, Y. (2015). Investigation of pre-service teachers’ intentions to use of social media in teaching activities within the framework of technology acceptance model. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 176, 709-713.

Ahmadi, S., Keshavarzi, A., & Foroutan, M. (2011). The application of information and communication technologies (ICT) and its relationship with improvement in teaching and learning. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 28, 475-480.

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, 50(2), 179-211.

Alleyne, P., & Lavine, M. (2013). Factors influencing accountants' behavioural intentions to use and actual usage of enterprise resource planning systems in a global development agency. Journal of Financial Reporting & Accounting, 11(2), 179-200.

Amornkitpinyo, T., & Wannapiroon, P. (2015). Causal Relationship Model of the Technology Acceptance Process of Learning Innovation in the 21ST Century for Graduate Students. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 174, 2090-2095.

Bandura, A. (1978). The self-system in reciprocal determinism. American psychologist, 33(4), 344.

Baran, E. (2014). A review of research on mobile learning in teacher education. Educational Technology & Society, 17(4), 17-32.

Chen, F. H., Looi, C. K., & Chen, W. (2009). Integrating technology in the classroom: a visual conceptualization of teachers' knowledge, goals and beliefs. Journal of Computer Assisted Learning, 25(5), 470-488.

Cheng, S. I., Chen, S. C., & Yen, D. C. (2015). Continuance intention of E-portfolio system: A confirmatory and multigroup invariance analysis of technology acceptance model. Computer Standards & Interfaces, 42, 17-23.

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, 319-340.

Fishbein, M. D. (2015). Ajzen, 1. (1975). Belief, attitude, intention, and behavior: An introduction to theory and research. Reading, MA: AddisonWesley.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, 39-50.

Göksu, İ., & Atici, B. (2013). Need for mobile learning: technologies and opportunities. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 103, 685-694.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman Editora.

Ismail, I., Bokhare, S. F., Azizan, S. N., & Azman, N. (2013). Teaching via mobile phone: A case study on Malaysian teachers' technology acceptance and readiness. Journal of Educators Online, 10(1), n1.

John, S. P. (2015). The integration of information technology in higher education: A study of faculty's attitude towards IT adoption in the teaching process. Contaduría y Administración, 60, 230-252.

Kim, S. H., Mims, C., & Holmes, K. P. (2006). An introduction to current trends and benefits of mobile wireless technology use in higher education. AACE journal, 14(1), 77-100.

Mac Callum, K., & Jeffrey, L. (2014). Comparing the role of ICT literacy and anxiety in the adoption of mobile learning. Computers in Human Behavior, 39, 8-19.

Mac Callum, K., Jeffrey, L., & Kinshuk, K. (2014). Factors impacting teachers’ adoption of mobile learning. Journal of Information Technology Education: Research, 13, 141-162.

Mattos, M. A., Santos, E. A., Almeida, L. B. (2015). Fatores que influenciam a intenção dos professores no uso de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação: Um estudo exploratório em um Centro Universitário a luz das Teorias de Aceitação da Tecnologia. XV Congresso USP Contabilidade e Controladoria no Século XXI. São Paulo.

Mehdipour, Y., & Zerehkafi, H. (2013). Mobile learning for education: Benefits and challenges. International Journal of Computational Engineering Research, 3(6), 93-101.

Motiwalla, L. F. (2007). Mobile learning: A framework and evaluation. Computers & education, 49(3), 581-596.

Perez, G., Zilber, M. A., Cesar, A. M. R. V. C., Lex, S., & Medeiros Jr, A. (2012). Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: O uso da ferramenta moodle por professores de ciências contábeis. Revista de Contabilidade e Organizações, 6(16), 143.

Sánchez-Prieto, J. C., Olmos-Migueláñez, S., & García-Peñalvo, F. J. (2016). Informal tools in formal contexts: Development of a model to assess the acceptance of mobile technologies among teachers. Computers in Human Behavior, 55, 519-528.

Schepers, J., & Wetzels, M. (2007). A meta-analysis of the technology acceptance model: Investigating subjective norm and moderation effects. Information & management, 44(1), 90-103.

Uzunboylu, H., Cavus, N., & Ercag, E. (2009). Using mobile learning to increase environmental awareness. Computers & Education, 52(2), 381-389.

Venkatesh, V., & Bala, H. (2008). Technology acceptance model 3 and a research agenda on interventions. Decision sciences, 39(2), 273-315.

Venkatesh, V., & Davis, F. D. (2000). A theoretical extension of the technology acceptance model: Four longitudinal field studies. Management science, 46(2), 186-204.

Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS quarterly, 425-478.

Published

2019-09-30

How to Cite

Santos, E. A. dos, Moura, I. V. de, Matos, R. M. de, & Almeida, L. B. de. (2019). Ferramentas Informais em Contextos Formais: Aplicação de um Modelo para Avaliar a Aceitação de Tecnologias Móveis entre Professores Universitários. Journal of Management & Technology, 19(4), 117–137. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1495