Governança de tecnologia da informação para reduzir problemas de agência no nível operacional

Tiago Coser

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar como a Governança de Tecnologia da Informação (GTI) contribui para reduzir problemas de agência. A relação de agência foi delimitada entre diretores (principal) e gerentes (agente) das áreas Administrativa e Comercial. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso único em uma indústria sediada no estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados indicam que os problemas de agência não se limitam a informações e ações ocultas no ambiente pesquisado, mas, também, se devem a fragilidades nos recursos e fluxos de informações que suportam os processos de delegação e monitoramento de atividades. As principais contribuições da GTI para reduzir o problema de agência associam-se, prioritariamente, ao alinhamento entre a TI e os objetivos do negócio, nos processos de planejamento, construção, entrega e monitoramento de serviços de TI. Estas visando padronizar processos de negócio e reduzir a dependência humana nas etapas dos mesmos.

Palavras-chave


Governança de Tecnologia da Informação; Problema de Agência; Assimetria da Informação; Processos de TI; Cobit 5

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.1188

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