Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo em uma empresa do setor de tecnologia de informação de Minas Gerais

Juliana Milhorato de Araújo, Zélia Miranda Kilimnik, Silvino Paulino dos Santos Neto

Resumo


O objetivo desse artigo consistiu em verificar de que forma as competências definidas pelo comando superior de uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) correspondem ao grau em que os gestores as detêm e como esses as mobilizam no desempenho de suas atividades. A opção por gestores como público-alvo se justifica pelo fato de eles exercerem importante papel no desenvolvimento das pessoas na organização, entre outras responsabilidades. Partiu-se da lista de quinze competências individuais requeridas, elencadas por Sant’Anna (2002) para a elaboração de um questionário e do roteiro de entrevista semiestruturada. Encontrou-se como resultado que, dentre as competências consideradas mais importantes pelos superiores em relação aos gestores sob sua direção, a capacidade de comprometer-se com os objetivos da organização é a que os gestores têm mais desenvolvida, em contraste com capacidade de gerar resultados efetivos que se destacou como aquela que eles detêm em menor grau.


Palavras-chave


Competências demandadas. Competência individual. Competência organizacional

Texto completo:

PDF

Referências


Barato, J. N. (1998). Competências essenciais e avaliação do ensino universitário. Brasília: UNB.

Bitencourt, C. C. (2001). A gestão das competências gerenciais – a contribuição da aprendizagem organizacional. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Boog, G. G. (2004). O desafio da competência: como enfrentar as dificuldades do presente e preparar-se para o futuro. São Paulo: Nova Cultural.

Costa, H. M. (2011). Competências especificadas versus competências percebidas pelos executivos no setor de Aviação: um estudo no âmbito da administração aeroportuária do Estado de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Empresariais da Faculdade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Dutra, J. S. (2008). Competências: conceitos e instrumentos para Gestão de Pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas.

Dutra, J. (2002). Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas.

Ferreira, V. A., & Sant’Anna, A. S. (2009, novembro). Gestão de pessoas por competências: uma análise comparativa entre profissionais em estruturas organizacionais Orgânicas e Mecanicistas. Anais do Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Curitiba, PR, Brasil, 2.

Fischer, A. L. (2001). O conceito de modelo de gestão de pessoas: modismo e realidade em gestão de recursos humanos em empresas brasileiras. In J. S. Dutra (Org.). Gestão por competências (pp. 9-22). São Paulo: Gente.

Fleury, M. T. (2002). A gestão de competência e a estratégia organizacional. In Fleury, M. T. L. As pessoas e a organização. (pp. 51-56). São Paulo: Gente.

Fleury, A. C. C., & Fleury, M. T. L. (2000). Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas.

Fleury, A. C.C., & Fleury, M. T. L. (2001). Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas.

Gramigna, M. R. (2002). Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Makron Books.

Helal, D. H. (2006, outubro). Exigências profissionais em organizações pós-fordistas: das qualificações ao modelo de competências. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza, CE, Brasil, 26.

Hirata, H. (1994). Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In C. J. Ferretti et al (Orgs). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate Multidisciplinar (pp. 128-137). Petrópolis: Vozes.

Isambert-Jamati, V. (1997). O apelo à noção de competência na revista L’orientation Scolaireet Profissionelle: da sua criação aos dias de hoje. In F. Ropé, & L. Tanguy. (Orgs). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa (pp.103-134). Campinas: Papirus.

Kilimnik, Z. M. & Sant’Anna, A. S. (2006). Modernidade Organizacional, Política de Gestão de Pessoas e Competências Profissionais. In J. E. Borges-Andrade, G. Abbad, & L. Mourão (Orgs). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. (pp. 85-113). Porto Alegre (RS): Artmed.

Kilimnik, Z. M., Sant’Anna, A. S., & Luz, T. R. (2004). Competências profissionais e modernidade organizacional: coerência ou contradição. RAE – Revista de Administração de Empresas, 44(SPE), 10-21.

Leme, R. (2005). Aplicação prática de gestão de pessoas por competências. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Luz, T. R. (2001). Telemar-Minas: competências que marcam a diferença. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Peres, A. M., & Ciampone, M. H. T. (2006). Gerência e competências gerais do enfermeiro. Texto & Contexto – Enfermagem, 15 (3), 492-499.

Picchiai, D. (2011). Competências organizacionais, gerenciais e individuais: conceitos e discussões no setor público. Revista da Micro e Pequena Empresa, 4 (3), 73-89.

Pires, M. G., & Marcondes, R. C. (2004). Conhecimento, inovação e competência em organizações financeiras: uma análise sob o ponto de vista de gestores de bancos. Revista de Administração Contemporânea, 8, 61-78.

Prahalad, C. K., & Hamel, G. (1990). The core competence of the corporation. Harvard Business Review, 79-91.

Rego, T. C. F. (2011). O Deslocamento da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências no mundo do trabalho. Revista LABOR, 1 (6), 307-325.

Ruas, R. (2001). Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional. In M. T. L. Fleury, J. OLIVEIRA, & M. Moacir (Orgs). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. (pp.242-269). São Paulo: Atlas.

Sant’Anna, A. S. (2002). Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineira sob a ótica de profissionais da área de administração. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Tavares Silva, P. F. (2009). Qualificação, competência e subjetividade: reflexões acerca do trabalho na contemporaneidade. Revista Tecer, 2 (3), 113-122.

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. (2a ed.). Porto Alegre. Editora: Bookmam.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.953

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.