Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo em uma empresa do setor de tecnologia de informação de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.953

Palavras-chave:

Competências demandadas. Competência individual. Competência organizacional

Resumo

O objetivo desse artigo consistiu em verificar de que forma as competências definidas pelo comando superior de uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) correspondem ao grau em que os gestores as detêm e como esses as mobilizam no desempenho de suas atividades. A opção por gestores como público-alvo se justifica pelo fato de eles exercerem importante papel no desenvolvimento das pessoas na organização, entre outras responsabilidades. Partiu-se da lista de quinze competências individuais requeridas, elencadas por Sant’Anna (2002) para a elaboração de um questionário e do roteiro de entrevista semiestruturada. Encontrou-se como resultado que, dentre as competências consideradas mais importantes pelos superiores em relação aos gestores sob sua direção, a capacidade de comprometer-se com os objetivos da organização é a que os gestores têm mais desenvolvida, em contraste com capacidade de gerar resultados efetivos que se destacou como aquela que eles detêm em menor grau.

Biografia do Autor

Juliana Milhorato de Araújo, FUMEC

Juliana Milhorato de AraújoGraduada em Psicologia pela PUC-MG, especialista em Avaliação e Diagnóstico Psicológico pela PUC-MG, Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Atua como professora universitária na faculdade ISEIB - FISB e PUC-MG. jumilhorato@yahoo.com.br

Zélia Miranda Kilimnik, Faculdade FUMEC

Zélia Miranda KilimnikGraduada em Psicologia pela FAFICH/UFMG, Mestre e Doutora em Administração pela FACE/UFMG, Profa. Adjunta da Universidade FUMEC  e Coach em Gestão de Carreira e da Qualidade de Vida no Trabalho, Minas Gerais, Brasil.zeliamk@gmail.com

Silvino Paulino dos Santos Neto, Faculdades Promove e Kennedy

Silvino Paulino dos Santos NetoGraduado em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Administração FACE/FUMEC. Professor e Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa das Faculdades Promove e Kennedy de Belo Horizonte.silvinosantos.acad@gmail.com 

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Araújo, J. M. de, Kilimnik, Z. M., & Neto, S. P. dos S. (2017). Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo em uma empresa do setor de tecnologia de informação de Minas Gerais. Revista Gestão & Tecnologia, 17(3), 217–243. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.953