Qualidade Percebida e Satisfação dos Alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo averiguar como as características dos serviços podem ser relacionadas com a percepção dos alunos de graduação de uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica em relação à qualidade percebida e à satisfação com o serviço educacional prestado. A revisão da literatura procurou contextualizar o marketing de serviços, marketing educacional, marketing de relacionamento e os construtos qualidade percebida e satisfação. Esses construtos são importantes para o trabalho, pois eles indicam a percepção que os estudantes apresentam em relação aos produtos e/ou serviços prestados pela instituição de ensino. Na investigação foi realizada uma pesquisa descritiva – conclusiva – transversal única com variáveis quantitativas, através de inquérito pessoal, aplicada a 181 respondentes, por meio de um levantamento do tipo survey com a adoção de um questionário estruturado com questões formuladas na sua totalidade por perguntas fechadas de respostas únicas. Através da pesquisa foi mensurada a percepção do discente em relação à qualidade de ensino, e também sua avaliação em relação à satisfação do serviço educacional. Ao final do trabalho, são apresentadas as limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras.
Palavras-chave
Educação, Marketing, Satisfação, Serviços Educacionais e Qualidade Percebida
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PDFDOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.831
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