Análise da Eficiência dos Investimentos em Tecnologia da Informação

Giancarlo Marque de Moraes, Francielle Venturini Dalla Lana, Mauri Leodir Lobler, Denise Del Prá Netto Machado

Resumo


Nos últimos anos, muito se tem estudado sobre a relação entre os investimentos em TI e o incremento na performance organizacional. Organizações supermercadistas não fogem deste pressuposto, principalmente em função do aumento do uso de TI. Este trabalho tem como objetivos: analisar a eficiência dos investimentos em TI por supermercados; identificar áreas que utilizam recursos de TI; e verificar se investimentos em TI aumentam as vendas e lucro. Foram analisados 16 supermercados utilizando o método de Análise Envoltória de Dados (DEA) através do framework de Shafer e Byrd (2000). Os inputs foram a média dos investimentos em software, hardware e mão de obra e, os outputs, a média do crescimento anual do faturamento e lucro. Utilizou-se, também, o teste de Spearmann para averiguar a correlação entre investimentos em TI e aumento de faturamento. Os resultados indicam forte correlação entre as variáveis estudadas, confirmando os impactos positivos da TI na performance organizacional.

PALAVRAS-CHAVE:TI; inovação; desenvolvimento organizacional.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i1.62

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2010 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.