Análise da Eficiência dos Investimentos em Tecnologia da Informação

Authors

  • Giancarlo Marque de Moraes
  • Francielle Venturini Dalla Lana
  • Mauri Leodir Lobler
  • Denise Del Prá Netto Machado

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i1.62

Abstract

Nos últimos anos, muito se tem estudado sobre a relação entre os investimentos em TI e o incremento na performance organizacional. Organizações supermercadistas não fogem deste pressuposto, principalmente em função do aumento do uso de TI. Este trabalho tem como objetivos: analisar a eficiência dos investimentos em TI por supermercados; identificar áreas que utilizam recursos de TI; e verificar se investimentos em TI aumentam as vendas e lucro. Foram analisados 16 supermercados utilizando o método de Análise Envoltória de Dados (DEA) através do framework de Shafer e Byrd (2000). Os inputs foram a média dos investimentos em software, hardware e mão de obra e, os outputs, a média do crescimento anual do faturamento e lucro. Utilizou-se, também, o teste de Spearmann para averiguar a correlação entre investimentos em TI e aumento de faturamento. Os resultados indicam forte correlação entre as variáveis estudadas, confirmando os impactos positivos da TI na performance organizacional.

PALAVRAS-CHAVE:TI; inovação; desenvolvimento organizacional.

Published

2010-10-04

How to Cite

Marque de Moraes, G., Venturini Dalla Lana, F., Leodir Lobler, M., & Del Prá Netto Machado, D. (2010). Análise da Eficiência dos Investimentos em Tecnologia da Informação. Journal of Management & Technology, 10(1), 1–19. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i1.62