Competências Gerenciais na área de Tecnologia de Informação: um estudo com gestores de empresas localizadas no Triângulo Mineiro

Kely Cesar Martins Paiva, Leandro Santos Ferreira

Resumo


Diante das diferenciadas demandas a que os gestores estão submetidos, das peculiaridades do setor de tecnologia de informação (TI) e das dificuldades em torno da formação, do desenvolvimento e da externalização das suas competências profissionais, este artigo teve como objetivo descrever como se encontram configuradas as competências gerenciais de gestores da área de TI em organizações situadas no Triângulo Mineiro, na ótica deles próprios, segundo modelo de Quinn et al. (2003). Foi realizada uma pesquisa em diversas empresas privadas localizadas na região do Triângulo Mineiro (MG), descritiva e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, respondidos por 27 gestores de TI, cujos dados foram tabulados estatisticamente. Destaca-se o fato de que os gestores de TI, na sua ótica, apontaram médias de performance real acima do que eles consideram ser exigido pelas empresas onde trabalham. Finalizando, apresentaram-se as limitações da pesquisa e as sugestões para investigações futuras.

Palavras-chave


Competências profissionais; Competências gerenciais; Gerentes; Tecnologia de Informação

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.484

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