Simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas: o caso do atacado liderança

Loreni Teresinha Brandalise, Claudio Antonio Rojo, Daniela Mendes da Mata, Almir Ferreira de Souza

Resumo


Este estudo objetiva realizar a simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas para a empresa Atacado Liderança, segundo o modelo de simulação de cenários de Rojo (2006). Esse modelo visa à relação dos elementos que compõem o mercado competitivo e como o competidor pode planejar suas estratégias, obtendo o melhor resultado para o seu negócio, diante dos cenários possíveis para o futuro. De caráter exploratório, do tipo estudo de caso, a pesquisa é qualitativa caracterizada como pesquisa-ação. A população alvo foi constituída de 8 dirigentes de empresas do ramo de confecções, sendo 4 da empresa em estudo e 4 dirigentes de empresas concorrentes. Como resultado, observou-se a importância de projetar o futuro da empresa, já que a simulação de cenários serve como alerta e norteador para reduzir o risco em um futuro incerto, preparando os dirigentes da empresa para formular estratégias competitivas e tomadas de decisões e não serem surpreendidos pela dinâmica do mercado.

Palavras-chave


Estratégias; cenários; simulação

Texto completo:

PDF

Referências


ADELMAN. C. et al. Re-thinking case study: notas from the second Cambridge Conference. Cambridge Journal of Education, 6, 3, 1976.

ALVARENGA, Antonio; CARVALHO, Paulo S. de; ESCÁRIA, Susana Costa. Delphi: método e aplicações. Documento de trabalho no 5/2007. Departamento de Prospectiva e Planejamento e Relações Internacionais: Lisboa, 2007. Disponível em: www.dpp.pt Acesso em out/2012.

ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. In: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. The strategy process, concepts, contexts, cases. 2. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. p. 44

BERTERO, Carlos Osmar. Rumos da estratégia empresarial. RAD LIGHT. São Paulo: FGV. v.35, n.2, p. 20-25, mar/abr. 1995.

BUARQUE, S. C. Metodologia e técnica de construção de cenários globais e regionais. Textos para discussão [939] PEA, fev. 2003.

CAMPUS, José Antonio. Cenário balanceado: painel de indicadores para a gestão estratégica dos negócios. São Paulo: 1998.

CERTO, Samuel C. e PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1993.

FAHEY, L., RANDALL, R. M. MBA curso prático de estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

FLEURY, P. Fernando; WANKE, Peter e FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.

GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

KOPITTKE, Bruno H. e CASAROTTO FILHO, Nelson. Análise de investimento: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

MARCIAL, Elaine Coutinho e GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

MARCIAL, Elaine Coutinho. Aplicação da metodologia de cenários no Banco do Brasil no contexto da inteligência competitiva. Dissertação de DEA. Université de Droite et dês Sciences d’Aix Marseille. França, 1999. 173p. Disponível em: http://pee.mdic.gov.br/portalmdic/arquivosdwnl_1197032205.pdf Acesso em out/2012.

MARIOTTO, F. L. O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica. Revista de Administração de Empresa, v. 31, n. 2, p. 37-52, abr./jun., 1991.

MINTZBERG, Henry. Five P´s for strategy. California Management Review, Fall, 1987.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

POPCORN, Faith. O dicionário do futuro: as tendências e expressões que definirão nosso comportamento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 9 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise da indústria e da concorrência. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

REIBSTEIN, David J. e CHUSSIL, Mark J. Primeiro a lição, depois o teste: usando simulações para analisar e desenvolver estratégias competitivas. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

ROJO, Cláudio Antonio. Planejamento estratégico: modelo para simulação de cenários. Cascavel, PR: Assoeste, 2006.

SCHWARTZ, Peter. A arte da visão de longo prazo: planejando o futuro em um mundo de incertezas. São Paulo: Best Seller, 2000.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas,1997.

WRIGHT, Peter, KROLL, Mark J. e PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

ZACARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.464

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2012 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.