Comprometimento Organizacional: um estudo com docentes do CEFET-MG

Kely Cesar Martins Paiva, Marta Maria Santos Morais

Resumo


<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar como se encontram configuradas as variáveis de comprometimento organizacional entre os docentes do campus I do CEFET-MG. Após o referencial teórico, a metodologia detalhou a pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os dados dos questionários (respondidos por 77 professores) foram trabalhados com estatística uni e bivariada e com análise de conteúdo (questões abertas) e os das entrevistas, realizadas com 10 docentes, com análise de conteúdo. Os dados demográficos dos pesquisados, em ambas as fases, foram descritos. O enfoque calculativo assume destaque junto ao afetivo, de modo interdependente, pois o gosto pelo trabalho e pela Instituição depende dos retornos que eles oferecem ao indivíduo que o realiza. O enfoque normativo não apresentou relevância entre os abordados, expondo fragilidades. Limitações do estudo e sugestões (pesquisas futuras, instituição e professores) foram alinhadas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i1.326

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2012 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.