Aspectos Influentes na Decisão de Compra de Bens de Luxo: Estudo do Comportamento do Consumidor de Alta Renda de Belo Horizonte

Tiago da Costa Carvalho, José Marcos Carvalho de Mesquita

Resumo


A palavra luxo causa interesse, despertando o desejo e incentivo ao consumo por parte dos indivíduos. Objetivou-se com o estudo, analisar as percepções dos consumidores de bens de luxo da região Centro-Sul de Belo Horizonte. Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com a realização de um Grupo Focal, procurou-se conhecer os principais aspectos que influenciam suas decisões de compra. Concluiu-se que os aspectos decisivos para a aquisição de um bem de luxo são: o desejo de se possuir determinado bem, a importância da imagem da marca, a busca pelo prazer no ato de adquirir o produto e o contexto social, no qual esses consumidores estão inseridos. Esses resultados poderão servir de base qualitativa para futuras ações de marketing e gestão de empresas belohorizontinas do segmento de luxo, com o intuito de que possam planejar estratégias para melhor atingirem e atenderem a esse seleto e exigente público.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2009.v9i2.240

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2009 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.