Análise dos Efeitos da Concentração, Dependência e Relacionamento com Fornecedores sobre a Facilidade de Reposição de Itens

Erivaldo da Silva Carneiro Junior, Julio Araujo Carneiro da Cunha

Resumo


O presente artigo teve como objetivo realizar analisar os efeitos da concentração, dependência e relacionamento com fornecedores sobre a facilidade de reposição de itens. Conforme observado na literatura, a possibilidade de substituição de um produto ou serviço está relacionado com aspectos relacionados à presença destes substitutos no mercado, que podem atender plenamente, tendo em vista aspectos como preço e desempenho do produto podem ser levados em consideração na decisão de substituição. Tendo em vista o exposto, foi utilizada a regressão logística como técnica estatística, tendo como base dados análises realizadas em uma instituição financeira brasileira. Os resultados encontrados indicam que existe baixa probabilidade de mudança no perfil quanto à facilidade de reposição dos itens que são comprados para o funcionamento da instituição. Conclui-se, portanto, que é possível efetuar a troca de fornecedor, quando for necessário, tendo em vista os resultados apresentados e adicionalmente, os resultados indicam que a estratégia de negociação juntos aos fornecedores pode ser alterada.


Palavras-chave


Gestão de Fornecedores; Cadeia de Fornecedores; Regressão Logística

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i2.1614

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