Attitudes towards internet use: development and proposal of a measurement scale

Flavio Perazzo Barbosa Mota

Resumo


Conceitualmente, atitudes em relação ao uso Internet representam a avaliação individual em relação ao uso dessa tecnologia, constituindo elementos importantes para entender o uso e as atividades realizadas no ambiente virtual. Os propósitos desse estudo foram revisar sistematicamente o conceito e as escalas utilizadas para medir o construto, bem como propor um instrumento de medição de natureza multidisciplinar. Por meio do estudo sistemático da literatura acadêmica internacional foi possível definir o construto e identificar a tradição de mensuração. Com isso, foi proposto e validado um instrumento com nove afirmações para averiguação por meio de uma escala de verificação do tipo Likert. Tal iniciativa permitiu categorizar fatores atitudinais em uma dimensão de apreciação e outra de aversão. Os resultados da pesquisa contribuem para entendimento do construto, servindo tanto para aplicações no setor público quanto no setor privado.


Palavras-chave


atitudes; uso da internet; escala

Texto completo:

PDF

Referências


Ajzen, I. (2001). Nature and Operation of Attitudes. Annual Review of Psychology, 52, 27–58.

Ajzen, I., & Fishbein, M. (1977). Attitude-behavior relations: A theoretical analysis and review of empirical research. Psychological Bulletin, 84(5), 888–918. https://doi.org/10.1037//0033-2909.84.5.888

Atlas Brasil. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Disponível em: . Acesso em 29 ago. 2018.

Bagozzi, R. P. (1992). The Self-Regulation of Attitudes, Intentions, and Behavior. Social Psychology Quarterly, 55(2), 178–204. https://doi.org/10.2307/2786945

Brandtweiner, R., Donat, E., & Kerschbaum, J. (2010). How to become a sophisticated user: a two-dimensional approach to e-literacy. New Media & Society, 12(5), 813–833. https://doi.org/10.1177/1461444809349577

Castañeda, J. A., Rodríguez, M. A., & Luque, T. (2009). Attitudes’ hierarchy of effects in online user behaviour. Online Information Review, 33(1), 7–21. https://doi.org/10.1108/14684520910944364

Chou, C., Wu, H.-C., & Chen, C.-H. (2011). Re-visiting college students’ attitudes toward the Internet-based on a 6-T model: Gender and grade level difference. Computers & Education, 56(4), 939–947. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2010.11.004

Chou, C., Yu, S., Chen, C., & Wu, H.-C. (2009). Tool, Toy, Telephone, Territory, or Treasure of Information: Elementary school students’ attitudes toward the Internet. Computers & Education, 53(2), 308–316. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.02.003

Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI. Pesquisa TIC - Domicílios e Usuários 2017. Disponível em: . Acesso em 23 ago. 2018.

Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2014). Business research methods (Twelfth edition). New York, NY: McGraw-Hill/Irwin.

Costa, F. J. (2011). Mensuração e Desenvolvimento de Escalas: Aplicações em administração. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna.

Davis, F. D. (1989). Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology. Management Information Systems Quarterly, 13(3), 319–340.

Donat, E., Brandtweiner, R., & Kerschbaum, J. (2009). Attitudes and the Digital Divide : Attitude Measurement as Instrument to Predict Internet Usage. Informing Science, 12, 37–56.

Farias, J. S., Vitor, T. da L., Lins, P. V., & Filho, L. E. A. P. (2015). Inclusão digital na terceira idade: um estudo sobre a propensão de idosos à adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Revista Gestão & Tecnologia, 15(3), 164–188.

Hair, J. F., Babin, B. J., Money, A. H., & Samouel, P. (Orgs.). (2003). Essentials of business research methods. Hoboken, NJ: Wiley.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2005). Multivariate Data Analysis (6th ed). Upper Saddle River: Prentice-Hall International.

Hernandez, J. M. C., & Mazzon, J. . (2008). Um estudo empírico dos determinantes da adoção de Internet Banking entre não usuários brasileiros. RAC, 09–39.

Ho, L.-A., Kuo, T.-H., & Lin, B. (2012). The mediating effect of website quality on Internet searching behavior. Computers in Human Behavior, 28(3), 840–848. https://doi.org/10.1016/j.chb.2011.11.024

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Cidades@. Disponível em: . Acesso em 28 ago. 2018.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University.

Kitchenham, B., & Brereton, P. (2013). A Systematic Review of Systematic Review Process Research in Software Engineering. Information and Software Technology, 55(12), 2049–2075. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2013.07.010

Kitchenham, B., Budgen, D., & Brereton, O. P. (2011). Using mapping studies as the basis for further research–a participant-observer case study. Information and Software Technology, 53(6), 638–651.

Morse, B. J., Gullekson, N. L., Morris, S. A., & Popovich, P. M. (2011). The development of a general Internet attitudes scale. Computers in Human Behavior, 27(1), 480–489. https://doi.org/10.1016/j.chb.2010.09.016

Peng, H., Tsai, C.-C., & Wu, Y.-T. (2006). University students’ self‐efficacy and their attitudes toward the Internet: the role of students’ perceptions of the Internet. Educational Studies, 32(1), 73–86. https://doi.org/10.1080/03055690500416025

Pinto, M. de R., Salume, P. K., Freitas, R. C. de, & Silva, F. A. (2013). Analisando as Motivações para Aceitação e Adoção de Redes Sociais Virtuais. Revista Gestão & Tecnologia, 13(2), 45–71. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.456

Porter, C. E., & Donthu, N. (2006). Using the technology acceptance model to explain how attitudes determine Internet usage: The role of perceived access barriers and demographics. Journal of Business Research, 59(9), 999–1007. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2006.06.003

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Ranking IDHM Municípios 2010. Disponível em: . Acesso em 28 ago. 2018.

Rees, H., & Noyes, J. M. (2007). Mobile telephones, computers, and the Internet: Sex differences in adolescents’ use and attitudes. Cyberpsychology & Behavior, 10(3), 482–484. https://doi.org/10.1089/cpb.2006.9927

Shih, H.-P. (2004). Extended technology acceptance model of Internet utilization behavior. Information & Management, 41(6), 719–729. https://doi.org/10.1016/j.im.2003.08.009

Tsai, C.-C., Lin, S. S. J., & Tsai, M.-J. (2001). Developing an Internet Attitude Scale for high school students. Computers & Education, 37(1), 41–51. https://doi.org/10.1016/S0360-1315(01)00033-1

van Dijk, J. (2005). The deepening divide: inequality in the information society. Thousand Oaks: Sage Pub.

Webster, J., & Watson, R. (2002). Analyzing the past to prepare for the future: writing a literature review. Management Information Systems Quarterly, 26(2). Recuperado de http://aisel.aisnet.org/misq/vol26/iss2/3

Wu, Y.-T., & Tsai, C.-C. (2006). University Students’ Internet Attitudes and Internet Self-Efficacy: A Study at Three Universities in Taiwan. CyberPsychology & Behavior, 9(4), 441–450. https://doi.org/10.1089/cpb.2006.9.441

Zhang, Y. (2002). Comparison of internet attitudes between industrial employees and college students. Cyberpsychology & Behavior, 5(2), 143–149.

Zhang, Y. (2007). Development and validation of an internet use attitude scale. Computers & Education, 49(2), 243–253. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2005.05.005




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1541

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.