O uso estratégico da informação em cadeias produtivas: estudo de caso do setor couro-calçadista feminino

Marcos S. Araújo, Jorge Tadeu Ramos Neves

Resumo


O uso da informação em uma cadeia de produção é analisado neste artigo a partir de uma perspectiva estratégica e competitiva. A cadeia produtiva couro-calçadista foi o objeto de estudo escolhido porque a mesma é considerada uma importante atividade econômica, sendo o Brasil, um dos principais produtores de calçados de couro femininos em nível mundial. O novo ambiente competitivo forçou as empresas nacionais a reverem seus modelos de competição e mercados de atuação. Nesse novo contexto de negócios, busca-se identificar as informações consideradas mais relevantes por algumas empresas e entidades do setor e quais são as fontes de coleta mais comumente utilizadas. Também são observadas as contribuições que o uso estratégico da informação pode trazer quanto ao estabelecimento de vantagens competitivas de mercado para as áreas de

marketing, finanças, projeto e produção de empresas couro-calçadistas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2005.v5i1.147

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2005 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.