Modelagem computacional para avaliação de cenários sobre a reciclagem de papel em uma Instituição de Ensino Superior

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Iliane Colpo, Glauco Oliveira Rodrigues, Eugênio de Oliveira Simonetto

Resumo


Cada vez mais se discute iniciativas que visam à preservação do meio ambiente e nessa busca de alternativas à reciclagem se mostra extremamente importante como uma forma de reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Dentre os materiais reciclados destaca-se o papel pela sua representatividade no meio ambiente já que ao reciclar muitas árvores deixam de ser cortadas. Assim, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um modelo computacional através da construção de cenários com a finalidade de analisar o quanto pode ser poupado de recursos naturais numa Instituição de Ensino Superior (IES) com a utilização da reciclagem do papel. Para isso, adotou-se um modelo de simulação computacional utilizando a metodologia System Dynamics. Os resultados gerados podem auxiliar a gestão no processo de sensibilização da comunidade acerca da importância da reciclagem demonstrando, de forma quantitativa, o quanto pode ser poupado e/ou desperdiçado de recursos no horizonte de tempo estudado (oito anos).

Palavras-chave


Reciclagem; Instituição de Ensino Superior; Modelagem Computacional; Dinâmica de Sistemas

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1404

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