Estudo do sistema de cotação eletrônica em uma empresa pública do estado de Minas Gerais

Luciana dos Santos Vieira, Daniela Meirelles Andrade, Patricia Aparecida Ferreira

Resumo


Pretendeu-se, nesse trabalho, analisar os processos de compras realizados por Cotação Eletrônica (COTEP) numa empresa pública de Minas Gerais na sua unidade localizada no sul do Estado. A pesquisa consistiu na avaliação da eficiência, eficácia e transparência dos processos realizados pela cotação eletrônica. A COTEP é destinada para aquisição de bens e contratação de serviços comuns por dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do art. 24 da Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 (BRASIL, 2001). Segundo Barbosa (2015) é uma dispensa eletrônica, diferindo-se pelo uso da tecnologia na execução. Esse processo busca a impessoalidade nas contratações, o aumento da competitividade, a maior transparência aos gastos públicos, a redução de custos, a economia de recursos públicos e a racionalização dos procedimentos, além de uma maior agilidade aos processos de dispensa (TCU, 2010). Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa em dados secundários, onde foram analisados dados obtidos pela coleta de 117 processos do COTEP e uma primária de origem qualitativa para analisar dados dos relatórios e a entrevista com o Chefe de Departamento de Suprimentos. Os resultados obtidos elencam a importância dessa nova forma de aquisição, uma vez que trouxe economia dos recursos, rapidez e transparência nos processos de dispensa. No entanto, apesar de os processos terem sido foram eficazes,  houve processos desertos e fracassos, o que indica a necessidade de especialização do setor de compras para suprir tais falhas nos processos. 


Palavras-chave


Cotação Eletrônica. Eficiência. Eficácia. Transparência.

Texto completo:

PDF

Referências


DI PIETRO, M. S.. Z. Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

DINIZ, Eli. Uso do comercio eletrônico em órgãos do governo. In: Relatorio 18/2000. NPP EAESP FGV, maio/2000.

FERNANDES, C. C. C. Abrangência, inserção e impacto transformador dos sistemas de compras eletrônicas na administração pública – análise do Siasg/ Comprasnet. Revista do Serviço Público 56 (2): 195-216. Brasília, 2005.

FERREIRA, S. G. ARAÚJO, E. Modernização da Gestão: E-governo: o que ensina a experiência internacional. Informa SF (Secretaria para Assuntos Fiscais do BNDES), n 17, Rio de Janeiro, 2000.

HIRLE, A. L.C. et al. Indicadores: reflexões sobre a sua contribuição para o alcance de resultados em políticas de gestão de suprimentos de Minas Gerais. VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública.

PINHO, J. A. G de; IGLESIAS, D.M. SOUZA, A.C.P de. Portais de Governo Eletrônico de Estados no Brasil: muita tecnologia e pouca democracia. 30º Encontro da ANPAD, Salvador, 2006.

VIEIRA, F. M. SANTOS, V. V. B. Governo Eletrônico: a busca por um governo mais transparente e democrático. III Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília, 2010




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1129

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.