Implantação de gerência de configuração em empresa de desenvolvimento de software para gestão pública: um estudo de caso

Jullian Hermann Creutzberg, Nilson Ribeiro Modro, Luiz Cláudio Dalmolin

Resumo


Práticas de gerenciamento de configuração aliadas aos processos de gerenciamento de qualidade mostram-se uma solução indispensável no desenvolvimento de software. Este artigo apresenta um estudo de caso numa empresa que desenvolve softwares para gestão pública e implantou um processo de gerência de configuração associado às mudanças nos processos de gerenciamento de qualidade. Um dos pontos discutidos é em relação aos benefícios e a diminuição nas demandas para correção de problemas no software que em doze meses foi de aproximadamente 35%, e o tempo gasto com a correção de problemas que foi reduzido em 55%. Outro aspecto está associado à inspeção e revisão de software realizado por meio dos testes de release, que propiciam a descoberta de problemas pela própria equipe de testes. Vale destacar que apesar de realizar algumas propostas visando aperfeiçoar os processos, as mudanças realizadas trouxeram benefícios colaterais à qualidade do software. 


Palavras-chave


Gerenciamento de configuração; Qualidade de software; Engenharia de software.

Texto completo:

PDF

Referências


DENNIS, Alan; WIXOM, Barbara Haley. Análise e projeto de sistemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. xx, 461 p.

MAGALHÃES, Ivan Luizio; PINHEIRO, Walfrido Brito. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL, inclui ISO/IEC 20.000 e IT Flex. São Paulo: Novatec, 2007. 667 p.

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de software: fundamentos, métodos e padrões. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 602 p.

PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2004. 537 p.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books, 1995. 1056 p.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011. 529 p.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. Engenharia de software: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. xxii, 343 p.

WEBER, Kival Chaves; ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da; NASCIMENTO, Célia Joseli do. Qualidade e produtividade em software. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2001. 188 p.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.1023

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.