Implantação de gerência de configuração em empresa de desenvolvimento de software para gestão pública: um estudo de caso

Autores

  • Jullian Hermann Creutzberg Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Nilson Ribeiro Modro Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Luiz Cláudio Dalmolin Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.1023

Palavras-chave:

Gerenciamento de configuração, Qualidade de software, Engenharia de software.

Resumo

Práticas de gerenciamento de configuração aliadas aos processos de gerenciamento de qualidade mostram-se uma solução indispensável no desenvolvimento de software. Este artigo apresenta um estudo de caso numa empresa que desenvolve softwares para gestão pública e implantou um processo de gerência de configuração associado às mudanças nos processos de gerenciamento de qualidade. Um dos pontos discutidos é em relação aos benefícios e a diminuição nas demandas para correção de problemas no software que em doze meses foi de aproximadamente 35%, e o tempo gasto com a correção de problemas que foi reduzido em 55%. Outro aspecto está associado à inspeção e revisão de software realizado por meio dos testes de release, que propiciam a descoberta de problemas pela própria equipe de testes. Vale destacar que apesar de realizar algumas propostas visando aperfeiçoar os processos, as mudanças realizadas trouxeram benefícios colaterais à qualidade do software. 

Biografia do Autor

Jullian Hermann Creutzberg, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Mestrando do Curso de Admnistração pela Universidade do Vale dos Sinos - Minter UNISINOS/UNIDAVI. Especialista em Engenharia de Software pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.. Professor do Curso de Sistemas de Informação e Superior de Tecnologia em Design Gráfico na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI, Santa Catarina, Brasil

jullianhc@gmail.com

Nilson Ribeiro Modro, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde exerce desde outubro de 2015 a função de Diretor Geral do Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN. Tem experiência na área de Computação e Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade, Geoprocessamento e Sistemas Inteligentes.

Luiz Cláudio Dalmolin, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Engenharia Agronômica - Faculdades Unidas de Bagé (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciências Ambientais.

Referências

DENNIS, Alan; WIXOM, Barbara Haley. Análise e projeto de sistemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. xx, 461 p.

MAGALHÃES, Ivan Luizio; PINHEIRO, Walfrido Brito. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL, inclui ISO/IEC 20.000 e IT Flex. São Paulo: Novatec, 2007. 667 p.

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de software: fundamentos, métodos e padrões. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 602 p.

PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2004. 537 p.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books, 1995. 1056 p.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011. 529 p.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. Engenharia de software: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. xxii, 343 p.

WEBER, Kival Chaves; ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da; NASCIMENTO, Célia Joseli do. Qualidade e produtividade em software. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2001. 188 p.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Creutzberg, J. H., Modro, N. R., & Dalmolin, L. C. (2016). Implantação de gerência de configuração em empresa de desenvolvimento de software para gestão pública: um estudo de caso. Revista Gestão & Tecnologia, 16(3), 84–109. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.1023