Atributos e Imagem dos Clusters de Negócios Varejistas
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.838Palavras-chave:
Cluster, imagem, atratividadeResumo
Objetivo do estudo foi encontrar variáveis e fatores que contribuam para predição da avaliação da imagem de um cluster de varejo pelos consumidores. O referencial teórico utilizado foi o de clusters, da área de estratégia, e de imagem de loja, do marketing. Foi realizado um survey com 412 entrevistas com universitários que deram suas opiniões sobre o cluster de informática da Rua Santa Ifigênia, em São Paulo. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial e regressões lineares múltiplas. As conclusões são que as variáveis “comprar na região é sinal de prestígio” e “confiança dos clientes nos vendedores” apresentaram relação preditiva com a imagem do cluster.
Referências
Arentze, T.A., Oppewal, H., & Timmermans, H.J.P. (2005). A multipurpose shopping trip model to assess retail agglomeration effects. Journal of Marketing Research, 17(Feb).
Asalos, N. (2012). From clusters to competitiveness clusters in Romanian economy. In Proceedings of the 6th International Days of Statistics and Economics, Prague.
Beristain, J. & Zorrilla, P. (2011). The relationship between store image and store brand equity: a conceptual framework and evidence from hypermarkets. Journal of Retailing and Consumer Services, 18(6), pp. 562–574.
Berman, B. & Evans, J.R. (2001). Retail management: a strategic approach. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall.
Bloemer, J.(1998). On the relationship between store image, store satisfaction and store loyalty. European Journal of Marketing, 32(5), pp.499–513.
Brandenburguer, A.M. & Nalebuff, B.J. (1999). Co-Opetição. São Paulo: Rocco.
Champion, J.C., Hunt, J.B., & Hunt, T.G. (2010). The effect of retail store image on student perceptions of merchandise quality and willingness to buy. American Journal of Business Research, 3(1), pp. 17–33.
Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E., & Tatham, R. L. (2005). Multivariate Data Analysis. Upper Saddle River, N.J: Pearson Prentice Hall.
Hernandez, J.M. (2005). A utilização de RGT na mensuração da imagem de shopping centers. RAI, 2(2), pp. 19–32.
Hu, H.;Jasper, C.R. (2006). Social cues in the store environment and their impact on store image. International Journal of Retail & Distribution Management, 34(1), pp. 25–48.
Huff, D.L. (1964). Defining and estimating a trading area, Journal of Marketing, 28, pp. 34-38.
Ingene, C.A. (1984). Productivity and functional shifting in spatial retailing: private and social perspectives. Journal of Retailing and Consumer Services, 60(3), pp. 15-26.
Levy, M. & Weitz, B. A. (2000). Administração de varejo. São Paulo: Atlas.
Litz, R.A. & Rajaguru, G. (2008). Does small store location matter? A test of three classic theories of retail location. Journal os Small Business and Entrepreneurship. 21(4), pp. 477-492.
Martineau, P. (1958). The Personality of the Retail Store, Harvard Business Review, 36, pp. 47-55.
Miller, J. & Coe, B. (1995). Applied scale development; measurement of store image. Journal of Applied Business Research, 11(4), pp. 85–93.
Newlands, D. (2003). Competition and cooperation in industrial clusters: the implications for public policy. European Planning Studies, 11(5), pp. 521-532.
Parente, J. (2000). Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas.
Parente, J., Brandão, M.M., & Miotto, A.P. (2012). Polos varejistas de rua ou shopping centers? Comparando as preferências da baixa renda. BBR, Edição Especial BBR Conference, pp. 162 – 189.
Pasquali, L. (2003). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes.
Porter, M. E.(1990). The Competitive Advantage of Nations. New York: Free Press.
Preez, R. & Vyver, J.V.D. (2010). Managerial and consumer perceptions of apparel store image : A congruity analysis. Management Dynamics, 19(1), pp. 11–25.
Rogers, A. (1965). A stochastic analysis of the spatial clustering of retail establishments. Journal of the American Statistical Association, 60(312), pp.1094-1103. DOI:10.1080/01621459.1965.10480853.
Saraswat, A. & Mammen, T.J,A.A., & TEWARI, R. (2010). Building store brands using store image differentiation. Journal of Indian Business Research, 2(3), pp. 166–180.
Silva, T.S. & Giraldi, J.M.E. (2010). A Influência das dimensões da imagem de loja varejista na satisfação do cliente : um estudo em uma loja de calçados. BBR, 7(2), pp. 64–83.
Siqueira, J.P.L. (2012). Localização de lojas e expansão de redes. In Angelo, C.F., Nielsen, F.A.G., Fouto, N.M.M.D. (Coord.) Manual de varejo no Brasil. São Paulo: Saint Paul.
Siqueira, J.P.L., Telles, R. Hourneaux Junior, F., & Tartareli, R. (2012). Competitividade de lojas isoladas e em clusters: um estudo comparativo na cidade de São Paulo. Espacios, 33(4), pp. 2-19.
Siqueira, J.P.L.; Guimarães, C.I.M., Donaire, D., Rimonato, I.P.O., & CARELLI, T.J. (2010). Clusters comerciais: uma realidade estratégica no varejo. Anais do 3º Congresso Latino Americano de Varejo - CLAV. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.
Theodorodis, P. (2009). Store image attributes and customer satisfaction across different customer profiles within the supermarket sector in Greece. European Journal of Marketing, 43(5), pp.708–734.
Vahie, A. & Paswan, A. (2006). Private label brand image: its relationship with store image and national brand. International Journal of Retail & Distribution Management, 34(1), pp. 67–84.
Verma, H. (2012). Measuring store image : an empirical study on some selected apparel retail stores. Amity Management Review, 2(2), pp. 2-18.
Wu, P., Yeh, G., & Hsiao, C. (2011). The effect of store image and service quality on brand image and purchase intention for private label brands. Australasian Marketing Journal, 19, pp.30-39.
Zaccarelli, S. B. (2004). Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva.
Zaccarelli, S.B., Telles, R. Siqueira, J.P.L., Boaventura, J.M.G., & Donaire, D. (2008). Custers e redes de negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.