Atributos e Imagem dos Clusters de Negócios Varejistas

Autores

  • João Paulo Lara de Siqueira Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Marcus Eduardo Rocca Universidade Paulista - UNIP
  • Renato Telles Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.838

Palavras-chave:

Cluster, imagem, atratividade

Resumo

Objetivo do estudo foi encontrar variáveis e fatores que contribuam para predição da avaliação da imagem de um cluster de varejo pelos consumidores. O referencial teórico utilizado foi o de clusters, da área de estratégia, e de imagem de loja, do marketing. Foi realizado um survey com 412 entrevistas com universitários que deram suas opiniões sobre o cluster de informática da Rua Santa Ifigênia, em São Paulo. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial e regressões lineares múltiplas. As conclusões são que as variáveis “comprar na região é sinal de prestígio” e “confiança dos clientes nos vendedores” apresentaram relação preditiva com a imagem do cluster.

Biografia do Autor

João Paulo Lara de Siqueira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor e mestre em Administração. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Esporte da UNINOVE

Marcus Eduardo Rocca, Universidade Paulista - UNIP

Mestre em Administração e professor da Universidade Paulista - UNIP.

Renato Telles, Universidade Paulista - UNIP

Mestre e doutor em Administração. Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP.

Referências

Arentze, T.A., Oppewal, H., & Timmermans, H.J.P. (2005). A multipurpose shopping trip model to assess retail agglomeration effects. Journal of Marketing Research, 17(Feb).

Asalos, N. (2012). From clusters to competitiveness clusters in Romanian economy. In Proceedings of the 6th International Days of Statistics and Economics, Prague.

Beristain, J. & Zorrilla, P. (2011). The relationship between store image and store brand equity: a conceptual framework and evidence from hypermarkets. Journal of Retailing and Consumer Services, 18(6), pp. 562–574.

Berman, B. & Evans, J.R. (2001). Retail management: a strategic approach. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall.

Bloemer, J.(1998). On the relationship between store image, store satisfaction and store loyalty. European Journal of Marketing, 32(5), pp.499–513.

Brandenburguer, A.M. & Nalebuff, B.J. (1999). Co-Opetição. São Paulo: Rocco.

Champion, J.C., Hunt, J.B., & Hunt, T.G. (2010). The effect of retail store image on student perceptions of merchandise quality and willingness to buy. American Journal of Business Research, 3(1), pp. 17–33.

Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E., & Tatham, R. L. (2005). Multivariate Data Analysis. Upper Saddle River, N.J: Pearson Prentice Hall.

Hernandez, J.M. (2005). A utilização de RGT na mensuração da imagem de shopping centers. RAI, 2(2), pp. 19–32.

Hu, H.;Jasper, C.R. (2006). Social cues in the store environment and their impact on store image. International Journal of Retail & Distribution Management, 34(1), pp. 25–48.

Huff, D.L. (1964). Defining and estimating a trading area, Journal of Marketing, 28, pp. 34-38.

Ingene, C.A. (1984). Productivity and functional shifting in spatial retailing: private and social perspectives. Journal of Retailing and Consumer Services, 60(3), pp. 15-26.

Levy, M. & Weitz, B. A. (2000). Administração de varejo. São Paulo: Atlas.

Litz, R.A. & Rajaguru, G. (2008). Does small store location matter? A test of three classic theories of retail location. Journal os Small Business and Entrepreneurship. 21(4), pp. 477-492.

Martineau, P. (1958). The Personality of the Retail Store, Harvard Business Review, 36, pp. 47-55.

Miller, J. & Coe, B. (1995). Applied scale development; measurement of store image. Journal of Applied Business Research, 11(4), pp. 85–93.

Newlands, D. (2003). Competition and cooperation in industrial clusters: the implications for public policy. European Planning Studies, 11(5), pp. 521-532.

Parente, J. (2000). Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas.

Parente, J., Brandão, M.M., & Miotto, A.P. (2012). Polos varejistas de rua ou shopping centers? Comparando as preferências da baixa renda. BBR, Edição Especial BBR Conference, pp. 162 – 189.

Pasquali, L. (2003). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes.

Porter, M. E.(1990). The Competitive Advantage of Nations. New York: Free Press.

Preez, R. & Vyver, J.V.D. (2010). Managerial and consumer perceptions of apparel store image : A congruity analysis. Management Dynamics, 19(1), pp. 11–25.

Rogers, A. (1965). A stochastic analysis of the spatial clustering of retail establishments. Journal of the American Statistical Association, 60(312), pp.1094-1103. DOI:10.1080/01621459.1965.10480853.

Saraswat, A. & Mammen, T.J,A.A., & TEWARI, R. (2010). Building store brands using store image differentiation. Journal of Indian Business Research, 2(3), pp. 166–180.

Silva, T.S. & Giraldi, J.M.E. (2010). A Influência das dimensões da imagem de loja varejista na satisfação do cliente : um estudo em uma loja de calçados. BBR, 7(2), pp. 64–83.

Siqueira, J.P.L. (2012). Localização de lojas e expansão de redes. In Angelo, C.F., Nielsen, F.A.G., Fouto, N.M.M.D. (Coord.) Manual de varejo no Brasil. São Paulo: Saint Paul.

Siqueira, J.P.L., Telles, R. Hourneaux Junior, F., & Tartareli, R. (2012). Competitividade de lojas isoladas e em clusters: um estudo comparativo na cidade de São Paulo. Espacios, 33(4), pp. 2-19.

Siqueira, J.P.L.; Guimarães, C.I.M., Donaire, D., Rimonato, I.P.O., & CARELLI, T.J. (2010). Clusters comerciais: uma realidade estratégica no varejo. Anais do 3º Congresso Latino Americano de Varejo - CLAV. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

Theodorodis, P. (2009). Store image attributes and customer satisfaction across different customer profiles within the supermarket sector in Greece. European Journal of Marketing, 43(5), pp.708–734.

Vahie, A. & Paswan, A. (2006). Private label brand image: its relationship with store image and national brand. International Journal of Retail & Distribution Management, 34(1), pp. 67–84.

Verma, H. (2012). Measuring store image : an empirical study on some selected apparel retail stores. Amity Management Review, 2(2), pp. 2-18.

Wu, P., Yeh, G., & Hsiao, C. (2011). The effect of store image and service quality on brand image and purchase intention for private label brands. Australasian Marketing Journal, 19, pp.30-39.

Zaccarelli, S. B. (2004). Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva.

Zaccarelli, S.B., Telles, R. Siqueira, J.P.L., Boaventura, J.M.G., & Donaire, D. (2008). Custers e redes de negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

Siqueira, J. P. L. de, Rocca, M. E., & Telles, R. (2015). Atributos e Imagem dos Clusters de Negócios Varejistas. Revista Gestão & Tecnologia, 15(2), 29–49. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.838

Edição

Seção

ARTIGO