Análise da Estrutura e do Funcionamento de Conselhos de Administração na Perspectiva de Conselheiros: (Des)Construindo as Racionalidades dos Discursos dos Atores
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.713Resumo
Estudos sobre conselhos de administração (CAs) não têm sido frequentes no Brasil, em vitude das dificuldades de acesso a esse importante orgão de decisão e governança. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com o objetivo de avaliar a estrutura e o funcionamento de conselhos de administração no Brasil, tendo como base a análise da retórica corporativa expressa nos discursos de 13 conselheiros que participam de CA’s de importantes empresas brasileiras listadas na Bovespa. Os resultados indicam que a racionalidade predominante no processo de tomada de decisões é aquela preconizada pelo modelo financeiro de governança corporativa. Recomendações tais como a proteção aos direitos dos acionistas minoritários, formas mais equânimes de tratamento, igual respeito aos stakeholders e transparência de informações são elementos que precisam ser ainda bastante melhorados pelas empresas. Algumas sugestões da pesquisa indicam a necessidade de se aprimorar o processo de formação ética dos conselheiros, tanto quanto sua formação técnica. Outro ponto importante refere-se aos limites que os manuais de boas práticas de governança corporativa apresentam frente à lógica dos interesses dos agentes econômicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.