Os Efeitos da Tecnologia Móvel sobre a Qualidade de Vida no Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.656Palavras-chave:
Tecnologia Móvel, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Equilíbrio Trabalho-Família, Tecnologias de Informação e Comunicação, Paradoxos da Tecnologia.Resumo
Das tecnologias de informação e comunicação (TICs), os equipamentos móveis têm se destacado por sua sofisticação técnica e crescente presença na vida das pessoas e das organizações. Ao mesmo tempo, transformações na natureza e no ritmo de trabalho vêm ampliando o debate sobre qualidade de vida no trabalho e, mais especificamente, sobre a interface trabalho-família. Neste estudo exploratório, avaliou-se como usuários de telefones inteligentes lidam com essa tecnologia e os impactos sobre sua vida profissional e pessoal. Os resultados apontam para efeitos desejáveis e indesejáveis, além de mudanças no comportamento individual e nas relações profissionais e familiares. O smartphone trouxe maior flexibilidade de tempo e espaço, mais facilidade de organização e deu agilidade ao processo de tomada de decisão. Quanto aos aspectos negativos, destacaram-se sentimentos de dependência em relação à tecnologia, maior ansiedade e estresse. Além disso, foram observados alguns dos paradoxos da tecnologia móvel abordados na literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.