Importância dos Aspetos em Desempenho de Serviços: Estudo de Caso em Start-Up de ERP para E-Commerce no Modelo de Cloud Computing (SAAS)

Autores

  • Priscila Nesello Universidade de Caxias do Sul
  • Rafael Giovanella Universidade de Caxias do Sul
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo PPGA - Universidade de Caixas do Sul
  • Flávio Régio Brambilla Professor do PPGA - UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.653

Palavras-chave:

Cloud Computing, Desempenho, Serviços.

Resumo

As novas tecnologias baseadas na web e a oferta de recursos que podem ser fornecidos como serviço (as a service), em um ambiente de computação em nuvem (cloud computing), tem sido consideradas áreas de atuação no contexto de serviços. Esse artigo analisa a importância dos aspectos de desempenho em serviços de uma start-up desenvolvedora e fornecedora de sistemas ERP (enterprise resource planning) para operações de comércio eletrônico (e-commerce), bem como suas origens e trade-offs. A avaliação foi realizada por meio de pesquisa quantitativa e exploratória. O objetivo foi analisar como os clientes de uma empresa de tecnologia, organizados em duas categorias (empresas médias e pequenas), reconhecem a importância dos aspectos de desempenho em serviços. Os resultados mostram que as empresas médias, ainda não tem claro quais aspectos são os mais importantes para o seu negócio e os pequenos atribuem uma maior importância para "atendimento".

Biografia do Autor

Priscila Nesello, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Rafael Giovanella, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado em administração de empresas, na linha de Estratégia e Gestão da Produção -UCS Especialização em Gerenciamento e Segurança de Redes de Computadores (UCS), Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (UCS).  professor  de Sistemas de Informação e Orientador da disciplina Estágio I na FAL (Faculdade América Latina).

Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, PPGA - Universidade de Caixas do Sul

graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande . Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutorado em administração pela Unisinos. Consultor organizacional na área de estratégia, operações e suprimentos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Flávio Régio Brambilla, Professor do PPGA - UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Bacharel em Administração. Especialista em Recursos Humanos, Gestão Organizacional, Educação a Distância e Gestão Educacional. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Doutor em Administração. Professor Universitário (Mestrado em Administração).

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

Nesello, P., Giovanella, R., Tondolo, V. A. G., & Brambilla, F. R. (2014). Importância dos Aspetos em Desempenho de Serviços: Estudo de Caso em Start-Up de ERP para E-Commerce no Modelo de Cloud Computing (SAAS). Revista Gestão & Tecnologia, 14(3), 79–103. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.653