A theoretical and methodological framework for analyzing structural and relational aspects of diffusion of innovations among organizations

Autores

  • Pedro Ferraz Andrade Augusto Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tarcisio Afonso

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i3.588

Palavras-chave:

Cadeia de suprimentos, Difusão de inovações, Organização para inovação, Inovação

Resumo

A inovação é tida como uma das principais prioridades estratégicas das organizações, estando comprovadamente relacionada à obtenção de retornos acima da média. Num contexto em que se exige das empresas, para um desempenho superior, a estruturação de redes cada vez mais extensas e complexas, além do aumento da capacidade de inovação, deve haver também a preocupação em difundir as inovações ao longo das redes organizacionais, de forma a potencializar seus impactos sobre o desempenho global do sistema. Com isso em mente, o presente trabalho traz uma proposta de um framework teórico-metodológico para a compreensão do processo de difusão de inovações entre os integrantes de uma cadeia de suprimentos. Espera-se contribuir para pesquisas futuras, estruturando as bases para guiar o processo de caracterização e análise da difusão de inovações entre organizações, especificamente no que diz respeito à relação entre esse processo e os aspectos relativos à gestão de cadeias de suprimentos.

Biografia do Autor

Pedro Ferraz Andrade Augusto Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é mestrando em Mercadologia e Administração Estratégica no CEPEAD - UFMG. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em estudos organizacionais, estratégia e gestão da inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e organização para inovação.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Alberto Gonçalves concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 1986. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e Fumec. Atua na área de Administração, com ênfase em estratégia das organizações e mercadologia.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Santos, P. F. A. A., Gonçalves, C. A., & Afonso, T. (2015). A theoretical and methodological framework for analyzing structural and relational aspects of diffusion of innovations among organizations. Revista Gestão & Tecnologia, 15(3), 5–28. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i3.588