Artificial Intelligence in Customer Service: implementation in Brazilian premium pool industry
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i5.3225Palavras-chave:
chatbot; business administration; customer service; civil construction; efficiency; automation; Customer Relationship Management (CRM); productivity.Resumo
Objetivo: implementar um chatbot para aprimorar a interação com o cliente, fornecer respostas instantâneas a perguntas frequentes e agilizar os processos de comunicação.
Metodologia: pesquisa-ação quantitativa aplicada, utilizando a plataforma Twilio para desenvolver o chatbot. O processo envolveu a análise de fluxos de serviço existentes, a criação de caminhos conversacionais e a condução de uma fase de testes de um mês, durante a qual métricas pré e pós-implementação foram comparadas.
Originalidade/Relevância: o estudo demonstra o impacto de um chatbot para melhoria do atendimento ao cliente em uma empresa brasileira fabricante de piscinas de luxo da construção civil. Ao fornecer evidências empíricas, reforça o papel da inteligência artificial no aprimoramento do engajamento do cliente e na melhoria dos processos de vendas.
Principais resultados: os resultados mostraram melhorias significativas, tais como o tempo médio de resposta diminuiu 94% (de 16 para um minuto durante o horário comercial) e o tempo de classificação de clientes foi reduzido em 69%. Além disso, o chatbot facilitou um aumento de 142% nas entregas de orçamentos em 12 horas.
Contribuições teóricas: a pesquisa explora os fundamentos teóricos dos chatbots, da gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e sua aplicação em contextos de negócios.
Contribuições para a gestão: a implementação aumentou a eficácia do contato com o cliente e a eficiência operacional. O estudo se concentrou em abordar as ineficiências no atendimento tradicional ao cliente, melhorando os tempos de resposta e otimizando as operações.
Palavras-chave: chatbot; administração de empresas; atendimento ao cliente; construção civil; eficiência; automação; Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM); produtividade.
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