Proposta de valor de produtos da internet das coisas médicas: um estudo de múltiplos casos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i4.3202

Palavras-chave:

IoMT, Internet das Coisas Médicas, proposta de valor, cocriação, Framework Value 4.0, saúde digital.

Resumo

Resumo

Objetivo: Investigar como empresas de IoMT (Internet of Medical Things) desenvolvem sua proposta de valor. Baseia-se na Teoria da Proposta de Valor, Framework Value 4.0 e cocriação de valor.

Procedimentos metodológicos: Trata-se de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Os procedimentos metodológicos incluíram entrevistas semiestruturadas com gestores e stakeholders das empresas, análise documental de materiais institucionais e aplicação de questionários complementares. A análise dos dados foi realizada com base na triangulação de fontes, buscando identificar padrões relacionados à dinâmica da proposta de valor.

Originalidade: O estudo se insere na lacuna teórica sobre a aplicação prática da Teoria da Proposta de Valor em contextos de inovação tecnológica no setor da saúde, especialmente em empresas de IoMT. A pesquisa é relevante por articular a cocriação de valor com o Framework Value 4.0, oferecendo uma nova perspectiva sobre a construção de propostas de valor na área de IoMT.

Resultados: Empresas que envolvem stakeholders no desenvolvimento dos seus produtos apresentam maior alinhamento com o mercado. Foi criado um checklist para avaliar a maturidade da proposta de valor de produtos IoMT.

Contribuições: O estudo adapta o Framework Value 4.0 ao contexto da IoMT, reforçando o papel da cocriação como elemento central na geração de valor. Além disso, contribui metodologicamente ao propor uma ferramenta de diagnóstico (checklist) aplicável a empresas do setor, integrando teoria e prática.

Conclusões: O estudo adapta o Framework Value 4.0, destacando a cocriação como essencial para a geração de valor, além de fornecer uma ferramenta prática para empresas do setor da saúde.

Biografia do Autor

Raphael Botelho, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Cristiane Drebes Pedron, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa, (Portugal). Doutora em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa, (Portugal). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Nove de Julho - UNINOVE. 

Referências

Adolfsson, P., Parkin, C. G., Thomas, A., & Krinelke, L. G. (2018). Selecting the appropriate continuous glucose monitoring system – A practical approach. European Endocrinology, 14(1), 24–29. https://doi.org/10.17925/EE.2018.14.1.24

Ahmed, R. R., Streimikiene, D., Soomro, R. H., & Streimikis, J. (2023). Digital transformation and Industry 4.0 initiatives for market competitiveness: Business integration management model in the healthcare industry. Journal of Competitiveness, 14(4). https://doi.org/10.7441/joc.2022.04.01

Ali, F., El-Sappagh, S., Islam, S. M. R., Ali, A., Attique, M., Imran, M., & Kwak, K.-S. (2021). An intelligent healthcare monitoring framework using wearable sensors and social networking data. Future Generation Computer Systems, 114, 23–43. https://doi.org/10.1016/j.future.2020.07.047

Alzubaidi, M. A., Otoom, M., Otoum, N., Etoom, Y., & Banihani, R. (2021). A novel computational method for assigning weights of importance to symptoms of COVID-19 patients. Artificial Intelligence in Medicine, 112, 102018. https://doi.org/10.1016/j.artmed.2021.102018

Barnes, C., Blake, H., & Pinder, D. (2009). Creating and delivering your value proposition: Managing customer experience for profit. Kogan Page Publishers.

Chandler, J. D., & Vargo, S. L. (2011). Contextualization and value-in-context: How context frames exchange. Marketing Theory, 11(1), 35–49. https://doi.org/10.1177/1470593110393713

Dijkman, R. M., Sprenkels, B., Peeters, T., & Janssen, A. (2015). Business models for the internet of things. International Journal of Information Management, 35(6), 672–678. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2015.07.008

Hermes, S., Riasanow, T., Clemons, E. K., Böhm, M., & Krcmar, H. (2020). The digital transformation of the healthcare industry: Exploring the rise of emerging platform ecosystems and their influence on the role of patients. Business Research, 13(3), 1033–1069. https://doi.org/10.1007/s40685-020-00125-x

Hsu, C.-L., & Lin, J. C.-C. (2018). Exploring factors affecting the adoption of Internet of Things services. Journal of Computer Information Systems, 58(1), 49–57. https://doi.org/10.1080/08874417.2016.1186524

Husereau, D., Drummond, M., Petrou, S., Carswell, C., Moher, D., Greenberg, D., Augustovski, F., Briggs, A. H., Mauskopf, J., & Loder, E. (2013). Consolidated Health Economic Evaluation Reporting Standards (CHEERS) statement. BMJ, 346, f1049. https://doi.org/10.1136/bmj.f1049

Kleinaltenkamp, M., Corsaro, D., & Sebastiani, R. (2018). The role of proto-institutions within the change of service ecosystems. Journal of Service Theory and Practice, 28(5), 609–635. https://doi.org/10.1108/JSTP-12-2017-0241

Liu, Y., Chen, J., Bao, N., Gupta, B. B., & Lv, Z. (2021). Survey on atrial fibrillation detection from a single-lead ECG wave for Internet of Medical Things. Computer Communications, 178, 245–258. https://doi.org/10.1016/j.comcom.2021.08.002

Molling, G., & Zanela Klein, A. (2022). Value proposition of IoT-based products and services: A framework proposal. Electronic Markets, 32(2), 899–926. https://doi.org/10.1007/s12525-022-00548-w

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2015). Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons.

Randhawa, K., West, J., Skellern, K., & Josserand, E. (2021). Evolving a value chain to an open innovation ecosystem: Cognitive engagement of stakeholders in customizing medical implants. California Management Review, 63(2), 101–134.

Soriano, J., Heitz, C., Hutter, H.-P., Fernández, R., Hierro, J. J., Vogel, J., Edmonds, A., & Bohnert, T. M. (2013). Internet of services. In E. Bertin, N. Crespi, & T. Magedanz (Eds.), Evolution of telecommunication services: The convergence of telecom and internet: Technologies and ecosystems (pp. 283–325). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-642-41569-2_14

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Botelho, R., Drebes Pedron, C., & Treis, M. (2025). Proposta de valor de produtos da internet das coisas médicas: um estudo de múltiplos casos. Revista Gestão & Tecnologia, 25(4), 132–163. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i4.3202

Edição

Seção

ARTIGO