Estudo Sobre a Inserção no Mercado de Trabalho dos Bolsistas de Mestrado Profissional Brasileiros, Utilizando o Programa Ciência Sem Fronteiras nos EUA

Autores

  • Valeria Cristina Lima Carvalho UFRGS
  • Manoel Santana Cardoso
  • Alexandre Guilherme Motta Sarmento

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i3.2898

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Engenharias, Bolsas de estudos, Mobilidade internacional

Resumo

Esta pesquisa investiga o impacto da concessão de bolsas de estudos de mestrado profissional para os Estados Unidos, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O objetivo central é mapear os resultados obtidos da política pública de concessão de bolsas de mestrado nos Estados Unidos, no que se refere à inserção dos bolsistas no mercado de trabalho brasileiro após a titulação. O CsF, iniciado em 2011, visava promover a mobilidade internacional de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores brasileiros, bem como impulsionar a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação no país. O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para a formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento tecnológico, inovação e competitividade. Os resultados do estudo revelam que a maioria dos ex-bolsistas de mestrado profissional se concentraram em instituições de ensino superior nos EUA na área de Engenharias, representando 65% do total. Este estudo mostrou que 60% dos profissionais foram inseridos nos setores de inovação e serviços, com registro de emprego formal no período de 5 anos após a titulação.

Esses achados podem ser usados para orientar políticas públicas relacionadas à formação internacional no nível de mestrado profissional e ao desenvolvimento tecnológico no Brasil. Além disso, o estudo oferece informações importantes para direcionar os gestores públicos e as instituições de ensino na definição de ações de mobilidade internacional de profissionais de alto nível em áreas estratégicas.

Biografia do Autor

Manoel Santana Cardoso

Antropólogo, Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília-UnB. Pós-Doutorado em Inovação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. http://lattes.cnpq.br/8781184785858606

Alexandre Guilherme Motta Sarmento

Sociólogo, Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília-UnB, Doutor em Educação em Ciência pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-doutorado em Ciências da Computação da Universidade Estadual de Maringá, Orientador de Doutorado e Mestrado. http://lattes.cnpq.br/6976157007041225

Referências

Agopyan, V.; Oliveira, J. F. G. de (2011). Mestrado profissional em Engenharia: uma oportunidade para incrementar a inovação colaborativa entre universidades e os setores de produção no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.80. https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/80.

Castro, C. de M. (2011). A hora do mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.73 https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/73.

Feltes, H. P.de M., Baltar, M. A. R. (2005). Novas perspectivas para mestrados profissionais: competências profissionais e mercados regionais. RBPG, v. 2, n. 4, p. 72-78, jul. 2005.

Fischer, T. (2011) Mestrado profissional como prática acadêmica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.74. https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/74.

Martins, C. B., Assad, A. L. D. (2008). A Pós-Graduacão e a Formacão de Recursos Humanos Para Inovacao. Revista Brasileira de Pós-graduação: RBPG 5.10 (2008): 322.

Quelhas, O. L. G., Faria Filho, J. R., França, S. L. B. (2005). O mestrado profissional no contexto do sistema de pós-graduação brasileiro. RBPG, v. 2, n .4, p. 97- 104, jul.

Ribeiro, R. J. (2005). O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 8-15, jul. https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/72/69

Spagnolo, F. (1998). O mais e o menos do mestrado brasileiro. Infocapes, v. 6, n. 1, p. 51-54, jan./mar.

Vicente, J. P. A. Neto, W. G. (2020). Mestrado profissional brasileiro: em busca da institucionalização plena. Educação Unisinos 24 ISSN 2177-6210 Unisinos – https://doi.org/10413/edu.2020.241.46.

ANPG (2019). https://www.anpg.org.br/2019/02/mestrado-profissional-como-funciona/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=anpg-cpc&gclid=EAIaIQobChMIoYy_ge3zgQMVqUhIAB3BageyEAAYASAAEgLAufD_BwE

CAPES (2013). Áreas de engenharia promovem ações para incrementar a formação de profissionais no país. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/areas-de-engenharia-promovem-acoes-para-incrementar-a-formacao-de-profissionais-no-pais.

CAPES (2024). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf.

CAPES (2024) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Flexibilização do Modelo de Pós-Graduação Senso Estrito em Nível de Mestrado. Infocapes, v. 3, n. 3-4, p. 23-24, jul./dez.1995a.

CAPES (2013). Chamada Pública Programa Ciência Sem Fronteiras Fulbright-IIE N º 1/2013. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/chamada-csf-mp-eua-2122013-pdf

CAPES (2014). Notícias/Últimos dias para inscrição para bolsa de mestrado profissional nos EUA. https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/ultimos-dias-para-inscricao-para-bolsa-de-mestrado-profissional-nos-eua

CAPES (2014). Manual do Bolsista de Mestrado Profissional nos EUA. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/24052016-bolsista-mestrado-profissional-pdf.

CAPES (2014). Manual do Candidato a Bolsa de Mestrado Profissional nos EUA. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/24052016-manual-de-candidatura-mestrado-profissional-06-04-15-pdf

CNPq (2022). https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/ciencia-sem-fronteiras/apresentacao-1/o-que-e

CNPq (2022) Mestrado Profissional. https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/ciencia-sem-fronteiras/apresentacao-1/modalidade-de-bolsas-no-exterior/mestrado-profissional-1

CNPq (2022) Programa Ciência sem Fronteiras. https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/ciencia-sem-fronteiras

Instituto Einstein 2019. https://fiquepordentro.ensinoeinstein.com/cresce-oferta-por-programas-de-mestrado-profissional/

MEC (2011). https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/confira-detalhes-do-programa-ciencia-sem-fronteiras

MEC (2013). http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/209-564834057/19128-mec-anuncia-bolsas-para-mestrado-profissional-no-ciencia-sem-fronteiras

PNPG (2011-2020) . Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020. v. 1. Brasília: MEC, 2010. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2011-2020

Portal CSF. http://csf-adm.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa

Relatório Final 2013 PNPG 2011-2020. Relatório Final 2013 - Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 e Elaboração da Agenda Nacional de Pesquisa. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/pnpg-relatorio-final-11-12-2013-pdf

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Lima Carvalho, V. C., Santana Cardoso, M., & Motta Sarmento, A. G. (2024). Estudo Sobre a Inserção no Mercado de Trabalho dos Bolsistas de Mestrado Profissional Brasileiros, Utilizando o Programa Ciência Sem Fronteiras nos EUA. Revista Gestão & Tecnologia, 24(3), 175–195. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i3.2898

Edição

Seção

ARTIGO