Competências Socioemocionais de Profissionais de Inovação
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i3.2652Palavras-chave:
Competências socioemocionais, profissionais de inovação, tecnologias de informação e comunicação, economia criativa.Resumo
Objetivo do estudo: A pesquisa tem como objetivo identificar como as competências socioemocionais se evidenciam na prática profissional dos profissionais inovação.
Metodologia: Foram realizadas 19 entrevistas com profissionais das áreas de tecnologias de informação e comunicação e economia criativa, utilizando-se do método de entrevista longa, escrutinadas por meio de análise de conteúdo interpretativa.
Originalidade: Competências socioemocionais formam um importante construto, ainda pouco investigado pela área.
Principais resultados: Como resultado foram identificadas 6 competências sociais e 4 emocionais que reafirmam, contribuem e complementam as descrições teóricas encontradas na literatura.
Contribuições teóricas: A pesquisa contribui para o campo ao apresentar como as competências socioemocionais são expressas empiricamente nas atividades dos profissionais da inovação.
Contribuições sociais/para a gestão: Os resultados podem servir de base para a gestão do trabalho dos profissionais de inovação e sua adequada formação, bem como para a elaboração de políticas públicas no campo da inovação.
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