Strategy-as-practice e o papel do middle manager frente aos impactos do Big Data na tomada de decisão gerencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i1.2638

Palavras-chave:

Strategy as Practice, Middle Manager, Evolução Tecnológica, Big Data, Ensaio Teórico

Resumo

Objetivo do estudo: compreender, sob a perspectiva da Strategy-as-Practice (SAP), como o Middle Manager atua na tomada de decisão frente a ascensão tecnológica e implementação de ferramentas de processamento de dados e automação;

Metodologia/abordagem: ensaio teórico de abordagem caracterizada pela natureza reflexiva e interpretativa, suportada por revisão da literatura (Meneghetti, 2011);

Originalidade/Relevância: A literatura aponta o desafio do Middle Manager em lidar com uma multiplicidade de pontos de atenção, porém uma nova perspectiva se constitui com a ascensão tecnológica e implementação de ferramentas de processamento de dados e automação;

Principais resultados: o ensaio indica que, ao mesmo que encontram facilitadores em ferramentas automatizadas, os Middle Managers podem perceber nelas estruturas capazes de reduzir a importância de seu papel, constituindo um dilema inerente a quanto suas decisões podem motivar uma estratégia de intensificação ou não da digitalização nas organizações;

Contribuições teóricas/metodológicas: se sugere uma nova dimensão para estudos futuros, o dilema do Middle Manager quanto a seu papel e os impactos decorrentes da tecnologia de suporte a dados para a tomada de decisão;

Contribuições sociais / para a gestão: o dilema implica em condições inerentes a empregabilidade e a formação de competências para as funções, o papel das lideranças e os impactos nos resultados organizacionais decorrentes da relação humano-máquina.

Palavras-chave: Strategy as Practice; Middle Manager; Evolução Tecnológica; Big Data; Ensaio Teórico.

Biografia do Autor

Andre Luiz Carvalho, PPGA / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Administração

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, PPGA / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-doutorado em Administração - Universidad Pablo de Olavide (España), Doutora em
Administração - Universidade de Valência (Espanha, 2008)/USP (2009); Mestre em
Organización y Dirección de Empresas - Universidad Del Museo Social Argentino -
UMSA (Buenos Aires)/UFSM (1998), Bacharel em Administração - Universidade
Federal de Santa Maria - UFSM (1990). Professora do Departamento de Ciências da
Administração da UFSC na Graduação e Pós-Graduação (PPGAdm); Líder do Núcleo de Pesquisa: Estratégia, Gestão e Sustentabilidade e Líder do Grupo de Pesquisa Strategizing: Social Practices & Processes. Avaliadora de Congressos e Periódicos
nacionais e internacionais. Editora Chefe da Revista de Ciências da Administração. Líder de tema na Divisão de Estratégias Organizacionais da ANPAD (Strategizing e suas múltiplas conexões).

Referências

Ahn, J.M., Minshall, T. & Mortara, L. (2017), Understanding the human side of openness: the fit between open innovation modes and CEO characteristics. R&D Management, 47(1), 727-740.

Alexander, D.T., & Lyytinen, K.J. (2017). Organizing Successfully for Big Data to Transform Organizations. AMCIS.

Amaral, F., (2016). Introdução à Ciência de Dados: mineração de dados e Big Data. Ata Books: Rio de Janeiro.

Balestrin, A. (2002). Uma Análise da Contribuição de Herbert Simon para as Teorias Organizacionais. Revista Eletrônica de Administração REAd, 28(8:4).

Bansal, P., Kim, A., & Wood, M. 2018. Hidden in Plain Sight: The Importance of Scale on Organizational Attention to Issues, Academy of Management Review, (43:2), 217-241.

Brynjolfsson, E.; Jin, W., & McElheran, K. S. (2021). The Power of Prediction: Predictive Analytics, Workplace Complements, and Business Performance. SSRN.

Calabretta, G., Gemser, G., & Wijnberg, N. M. (2017). The Interplay between Intuition and Rationality in Strategic Decision Making: A Paradox Perspective. Organization Studies, 38(3-4), 365-401.

Castelfranchi, C. (1998). Modelling social action for AI agents. Artificial Intelligence, 103(1-2), 157-182.

Chia, R. (2004) Strategy‐as‐practice: Reflections on the research agenda. European Management Review, 1(1), 29-34.

De Bruyn, A., Viswanathan, V., Beh, Y. S., Brock, J. K. U., & von Wangenheim, F. (2020). Artificial Intelligence and Marketing: Pitfalls and Opportunities. Journal of Interactive Marketing, 51(1), 91-105.

DeLone, W. H., & McLean., E. R., (2016). Information Systems Success Measurement. Foundations and Trends in Information Systems, 2(1), 1-116.

Elgendy, N., & Elragal, A., (2016) Big Data Analytics in Support of the Decision Making Process, Procedia Computer Science, 100(1), 1071-1084.

Erevelles, S.; Fukawa, N., & Swayne, L., (2016). Big Data consumer analytics and the transformation of marketing. Journal of Business Research, 69(2), 897-904.

Faraco, M. M., Lavarda, R. A. B., & Gelbcke, F. L., (2019). Tomada de decisão em hospitais de ensino: entre formalismo e síntese intuitiva. Revista de Administração Pública, 53(4), 769-779.

Feng, C. M., Park, A., Pitt, L., Kietzmann, J., & Northey, G. (2020). Artificial intelligence in marketing: A bibliographic perspective. Australasian Marketing Journal.

Floyd, S. W., & Wooldridge, B. (1992). Middle management involvement in strategy and its association with strategic type: A research note. Strategic management journal, 13(S1), 153-167.

Floyd, S. W., & Lane, P. J. (2000). Strategizing Throughout the Organization: Managing Role Conflict in Strategic Renewal. Academy of Management Review, 25(1), 154-177.

Ghasemaghaei, M., Hassanein, K., & Turel, O., (2017). Increasing firm agility through the use of data analytics: The role of fit. Decision Support Systems, (101).

Golsorkhi, D., Rouleau, L., Seidl, D., & Vaara, E. (Eds.), (2010). Cambridge handbook of strategy as practice. Cambridge: Cambridge University Press.

Helfat, C.E., & Peteraf, M.A., (2015). Managerial cognitive capabilities and the microfoundations of dynamic capabilities. Strategic Management Journal, (36).

Jarzabkowski, P., & Spee, A. P., (2009) Strategy‐as‐practice: A review and future directions for the field. International Journal of Management Reviews, 11(1), 69-95.

Jarzabkowski, P., & Wilson, D., (2002) Top teams and strategy in a UK university. Journal of Management Studies, 39(3), 355-382.

Jarzabkowski P, Balogun J., & Seidl, D., (2007) Strategizing: The challenges of a practice perspective. Human Relations. 60(1), 5-28.

Kitsios, F., & Kamariotou, M. (2019). Information Systems Strategy and Strategy-as-Practice: Planning Evaluation in SMEs, Proceedings of Americas Conference on Information Systems, 1(1), 1-10.

Kurtmollaiev, S. (2020). Dynamic Capabilities and Where to Find Them. Journal of Management Inquiry, 29(1): 3-16.

Luz, C. L. M., Gobbo, G., & Lavarda, R. A., (2013). A Participação do Gerente de Nível Intermediário no Processo de Implementação da Estratégia Considerando os Estudos de Floyd e Wooldridge (1992). Revista Ibero Americana de Estratégia, 12(4), 123-149.

Mantere, S., (2008). Role Expectations and Middle Manager Strategic Agency. Journal of Management Studies, 45(2), 294-316.

Maslach, D., Branzei, O., Rerup, C., & Zbaracki, M. J., (2018). Noise as Signal in Learning from Rare Events. Organization Science, 29(2), 225-246.

Masters, P. & Sardina, S., (2021). Expecting the unexpected: Goal recognition for rational and irrational agents. Artificial Intelligence, 1(297), 103490).

Melo, T. M., & Fucidji, J. R., (2016). Racionalidade limitada e a tomada de decisão em sistemas complexos. Revista de Economia Política, 36(3), 622-645.

Meneghetti, F. K., (2011). O que é um Ensaio-Teórico? Revista de Administração Contemporânea,15(2), Curitiba: ANPAD.

Mintzberg, H.; Waters, J. A., (1985). Of strategies, deliberate and emergent. Strategic Management Journal, 6(3), 257-272

Netz, J., Svensson, M., & Brundin, E., (2020). Business disruptions and affective reactions: A strategy-as-practice perspective on fast strategic decision making, Long Range Planning, (53:5).

Ocasio, W. (1997). Towards an Attention Based View of the Firm. Strategic Management Journal (18), 187-206.

Ocasio, W. (2011). Attention to Attention. Organization Science (22:5), 1286-1296.

Ocasio, W., & Joseph, J. (2018). The Attention-Based View of Great Strategies. Strategy Science (3:1), 289-294.

Ocasio, W, Laamanen, T, & Vaara, E., (2018) Communication and attention dynamics: An attention-based view of strategic change. Strategic Management Journal. (39), 155– 167.

Petroll, M. M., & Prado, P. H. M., (2014). Um ensaio teórico sobre placement televisivo e seus efeitos sobre o consumidor. Revista de Administração Contemporânea [online]. (18:2).

Rangaswamy, A. Moch, N., Felten, C., Bruggen, G., Wieringa, J. E., & Wirtz, J., (2020). The Role of Marketing in Digital Business Platforms. Journal of Interactive Marketing, (51).

Ray, A., Bala, P. K., & Rana, N. P. (2021). Exploring the drivers of customers’ brand attitudes of online travel agency services: A text-mining based approach. Journal of Business Research, (128).

Regnér, P. (2008). Strategy-as-practice and dynamic capabilities: Steps towards a dynamic view of strategy. Human Relations, 61(4), 565–588.

Rerup, C. 2005. Learning from past experience: Footnotes on mindfulness and habitual entrepreneurship, Scandinavian Journal of Management (21), 451-472.

Rouleau, L. (2005) Micro‐practices of strategic sensemaking and sensegiving: How middle managers interpret and sell change every day. Journal of Management studies, 42(7).

Schroeder, R. (2018). Big Data: moldando o conhecimento, moldando a vida cotidiana. Revista MATRIZes, 12(2).

Scussel, F. B. C., & Lavarda, R. A. B. (2020). A Relação Entre Estratégia Como Prática, Atuação Da Gerência Intermediária E O Pensamento Estratégico: Proposta De Um Framework Conceitual. Perspectivas Gestão & Amp Conhecimento, 10(1), 2-22.

Sorescu, A. (2017), Data‐Driven Business Model Innovation. Journal of Product Innovation Management, 34(1), 691-696.

Splitter, V., Jarzabkowski, P., & Seidl, D. (2021). Middle managers’ struggle over their subject position in Open Strategy processes. Journal of Management Studies.

Teece, D. J. (2007), Explicating dynamic capabilities: the nature and microfoundations of sustainable enterprise performance. Strategic Management. Journal, 28(1), 1319-1350.

Tsoukas, H. (2018). Strategy and virtue: Developing strategy-as-practice through virtue ethics. Strategic Organization, 16(3), 323-351.

Vaara, E., & Whittington, R. (2012). Strategy-as-Practice: Taking Social Practices Seriously. The Academy of Management Annals, 6, 285-336.

Whetten, D. A. (2003). Desenvolvimento de teoria. O que constitui uma contribuição teórica? RAE-Revista de Administração de Empresas, 43(3), 69–73.

Whittington, R. (2006). Completing the Practice Turn in Strategy Research. Organization Studies, 27(5), 613–634.

Whittington, Richard (2019). Opening Strategy: Professional Strategists and Practice Change, 1960 to Today. Oxford.

Wooldridge, B., Schmid, T., & Floyd, S. W. (2008). The Middle Management Perspective on Strategy Process: Contributions, Synthesis, and Future Research. Journal of Management, 34(6), 1190–1221.

Downloads

Publicado

2025-03-08

Como Citar

Carvalho, A. L., & Lavarda, R. A. B. (2025). Strategy-as-practice e o papel do middle manager frente aos impactos do Big Data na tomada de decisão gerencial. Revista Gestão & Tecnologia, 25(1), 306–324. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i1.2638

Edição

Seção

CASO DE ENSINO