Detecting Communities in Digital Disruptive Innovation and Dynamic Capabilities Using Social Network Analysis

Autores

Palavras-chave:

Disruptive Innovation, Digital Disruption, Dynamic Capabilities, Social Networks Analysis, Gephi.

Resumo

This study identifies the social structure and relational networks in a conceptual field that links digital disruptive innovation to dynamic capabilities. A collection of 1,352 scientific articles published from 2010 to 2021 in journals indexed in the Web of Science (WoS) and Scopus database supported by the Gephi software formed the networks. Findings reveal a network that establishes relationships with authors and countries such as England, The United States, France, Italy, and China as more prominent in quantity and strength. The United States has stronger ties maintaining a centralized position in networks among institutions suggesting it is the dominant influencer in this research field. The United States heavily influences the most important partnerships directed to technologies involving the medicine and health area and non-profit organizations to fight inequality in emerging countries and tech firms. The main conclusion is this emerging research field poses to strengthen and structures relationships to increase possibilities for future studies to be directed on several fronts.

Biografia do Autor

Eliane Martins de Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Federal da Paraíba. Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos, Organização e Sociedade (NEOS), linha de pesquisa Estratégias e Organizações. Integra, ainda, GENOVE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis\ - IEN. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Produção, Gestão de estoques e Empreendedorismo e inovação com interesses em Inovação disruptiva, transformação digital, gestão da inovação, ecossistema de inovação, Ecossistemas de empreendedorismo intensivo em conhecimento e logística reversa.

Priscila Rezende da Costa, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005. Atualmente é diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA UNINOVE (conceito 6 na última avaliação quadrienal da CAPES), e professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, Linha de Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis (IEN). Também na UNINOVE é professora do curso de Graduação em Administração, preside o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial (PET) e integra o Comitê de Ética em Pesquisa. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UNINOVE, 2010-2014. É integrante da Comissão Organizadora do SINGEP CIK, evento internacional promovido pela UNINOVE em parceria com a Bentley University (EUA). É editora chefe do International Journal of Innovation (IJI) e editora associada do Innovation & Management Review (IMR). É líder do Tema de Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes da Divisão Acadêmica Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) da ANPAD. Lidera o Tema Gestão Socioambiental e Inovação do EMPRAD (USP). Integra o comitê científico do International Forum on Management - IFM (Polytechnic Institute of Setúbal, Portugal). É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado Estratégia de Inovação, e no âmbito do grupo coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (1-Projeto CNPq Bolsa PQ2 n° 309294/2019-3, 2-Projeto CNPq Universal n° 422922/2018-8 e 3-Projeto CNPq Ciências Sociais n° 471875/2014-7) e pela FAPESP (1-Processo n° 2019/20222-4 e 2-Processo n° 2006/54755-9). Também participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE); Núcleo de Estudos da Inovação e Competitividade (NEIC/FEI); e Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade (INGTEC/USP), atuando no Projeto FAPESP n° 2017/25364-6. Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva, cooperação empresa-universidade-governo, internacionalização da inovação, ecossistemas empreendedores, redes e rotas tecnológicas. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. 

Jonas Alves de Paiva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco (2012).  Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal da Paraíba (2000). Especialista em Gestão pela Qualidade e Produtividade, UFPB (1995) Graduado em Engenharia Mecânica (1993) e Administração de Empresas (1997), Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Associado no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência profissional na área de Métodos quantitativos, Engenharia Econômica, Gestão de Materiais e Finanças. Atua academicamente nas áreas de Métodos Quantitativos, Engenharia Econômica e Teoria da Decisão. Professor das disciplinas Engenharia Econômica e Custos Industriais

Miguel Mira da Silva, Instituto Superior Técnico, University of Lisbon

Professor Associado de Sistemas de Informação, Coordenador do mestrado online do MISE e Coordenador dos programas de formação avançada no Departamento de Ciências Informáticas do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal. Líder de grupo de investigação no instituto de investigação INOV. PhD em Ciência da Computação pela University of Glasgow, Escócia. Agregação em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior Técnico.

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Paiva, E. M. de, Costa, P. R. da, Paiva, J. A. de, & Silva, M. M. da. (2024). Detecting Communities in Digital Disruptive Innovation and Dynamic Capabilities Using Social Network Analysis. Revista Gestão & Tecnologia, 24(3), 7–35. Recuperado de https://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/2586

Edição

Seção

ARTIGO