Comunicação como variável moderadora de vantagens e problemas dos sistemas de e-Government
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.2461Palavras-chave:
Governo Eletrônico, Comunicação, Satisfação de uso, SICOM.Resumo
Objetivo do estudo: O objetivo geral deste trabalho é o de investigar o papel moderador da comunicação na relação entre vantagens e problemas com a satisfação dos usuários de sistemas de e-Government.
Métodologia/abordagem: Para construir os construtos utilizados no questionário aplicado, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica dos fatores que caracterizam vantagens e problemas na implantação de sistemas de e-Government descritos na literatura. Em complementação, foram levantados outros fatores de forma a mostrar as especificidades do SICOM, através de pré-teste feito com contadores públicos e técnicos especializados nesta plataforma, para mapear possíveis fatores ainda não abordados pela literatura.
Originalidade/relevância: O estudo verifica a necessidade de investigar se a plataforma SICOM tem obtido o efeito desejado e se tem cumprido o papel para o qual foi criado.
Principais resultados: Os resultados estimados indicam um efeito positivo e significativo da variável latente de comunicação na satisfação, um efeito positivo da vantagem na satisfação e um efeito negativo dos problemas na satisfação. Conclui-se que a comunicação nos sistemas e-Government não tem sido totalmente satisfatória para seus usuários, nas condições de avaliação deste estudo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados desta pesquisa oferecem subsídios importantes em relação ao papel da comunicação na percepção dos usuários na dinâmica de vantagens e problemas com a satisfação dos usuários de sistemas de e-Government, auxiliando empresas, profissionais e governo a atuar de forma mais assertiva para promover o uso mais eficiente desses sistemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.