Traços de personalidade do Dark Triad em docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da região sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i3.2229Palavras-chave:
Dark Triad, Docentes, Ciências ContábeisResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo consiste em identificar os traços de personalidade do Dark Triad em professores do curso de Ciências Contábeis da região Sul do Brasil.
Metodologia: Utilizou-se o instrumento Short Dark Triad (SD3) em docentes de Ciências Contábeis do Sul do Brasil, obtendo-se 183 respostas válidas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste de diferença entre grupos aplicado às características sociodemográficas.
Originalidade/Relevância: A relevância deste estudo está centrada na consideração de diferentes características pessoais e comportamentais de docentes, as quais podem ser consideradas desde a aderência na contratação de profissionais, até a análise de características cotidianas das instituições de ensino.
Resultados: De modo geral, identificou-se que os participantes possuem baixa tendência a apresentar os traços de personalidade pertencentes ao Dark Triad e que tal fato parece ser estável. Além disso, não foram demonstradas diferenças entre os grupos relacionados ao tipo de Instituição de Ensino, experiência, titulação e gênero. Identificou-se, que grande parte dos professores analisados (97,3%) apresenta níveis baixos do Dark Triad, indicando que indivíduos com características malévolas, frieza, duplicidade e agressividade parecem não optar pela docência.
Contribuições teóricas: O estudo gera reflexões acerca da forma com que os traços de personalidade do Dark Triadpodem estar alinhados ou não à carreira desejada. Além disso, direciona instituições de ensino enquanto contratantes, como forma de entendimento de atitudes e comportamentos dos indivíduos a partir de seus traços de personalidade, sobretudo considerando a aparente a estabilidade durante a carreira e entre diferentes grupos.
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