Programa Escola Campeã na Gestão Escolar: o Hibridismo entre a Racionalidade Burocrática e uma “Anarquia Organizada”

Autores

  • Andreia Pereira de Almeida
  • Gelson Silva Junquilho
  • Susane Petinelli Souza

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i2.216

Resumo

Este artigo busca a compreensão dos impactos do Programa de gestão escolar Escola Campeã na rede de ensino fundamental da Serra (ES), a partir de uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal. A intenção é compreender as especificidades de se implantar uma proposta de gestão ancorada nos princípios da racionalidade legal burocrática em uma realidade concebida como uma “anarquia organizada”. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se as técnicas de coleta: entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Para tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. O Programa tinha como objetivo atacar o problema da evasão e da repetência, oferecendo-se como uma solução em nível de gestão. Como resultados principais destacam-se: o Programa não chegou ao conhecimento do coletivo da escola; os sujeitos não reconheciam mudanças positivas na implantação do Programa, todavia sentiram que a gestão da escola foi alterada.

 

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Publicado

2010-10-25

Como Citar

de Almeida, A. P., Junquilho, G. S., & Petinelli Souza, S. (2010). Programa Escola Campeã na Gestão Escolar: o Hibridismo entre a Racionalidade Burocrática e uma “Anarquia Organizada”. Revista Gestão & Tecnologia, 8(2), 1–19. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i2.216

Edição

Seção

ARTIGO