Programa Escola Campeã na Gestão Escolar: o Hibridismo entre a Racionalidade Burocrática e uma “Anarquia Organizada”
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i2.216Resumo
Este artigo busca a compreensão dos impactos do Programa de gestão escolar Escola Campeã na rede de ensino fundamental da Serra (ES), a partir de uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal. A intenção é compreender as especificidades de se implantar uma proposta de gestão ancorada nos princípios da racionalidade legal burocrática em uma realidade concebida como uma “anarquia organizada”. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se as técnicas de coleta: entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Para tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. O Programa tinha como objetivo atacar o problema da evasão e da repetência, oferecendo-se como uma solução em nível de gestão. Como resultados principais destacam-se: o Programa não chegou ao conhecimento do coletivo da escola; os sujeitos não reconheciam mudanças positivas na implantação do Programa, todavia sentiram que a gestão da escola foi alterada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.