Capacitação estratégica com readequação orçamentária para melhoria do serviço público em uma instituição federal de ensino superior

Autores

  • Ana Cristina de Albuquerque Lima Rodrigues Colégio Pedro II
  • Elines Tatianes Pereira dos Santos Petine Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Fabio Gonçalves Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1729

Palavras-chave:

Capacitação estratégica, Orçamento público federal

Resumo

A capacitação estratégica e o aperfeiçoamento funcional de servidores possuem relação direta com a melhoria do serviço público, principalmente no contexto brasileiro, onde existem grandes responsabilidades sobre a boa governança. Desta forma, este relato apresenta como se deu a intervenção para capacitação estratégica com readequação orçamentária em uma Universidade Federal. Para isto, utilizou-se o diagnóstico de capacitação baseado em quatro pilares: a visão estratégica da alta gestão; o acompanhamento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional; a visão da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas; e as demandas dos servidores e suas chefias. Dentre os resultados foi possível evidenciar melhor utilização do recurso público, sentimento de valorização funcional, e alavancagem da capacitação estratégica, assumindo a Instituição pública, um papel qualificante.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Albuquerque Lima Rodrigues, Colégio Pedro II

Mestre em Administração e Professora do Departamento de Administração do Colégio Pedro II, ex Coordenadora de Desenvovlimento de Pessoal da UFRRJ.

Elines Tatianes Pereira dos Santos Petine, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Administração, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da UFRRJ

Fabio Gonçalves Rodrigues

Professor de Administração, nível superior.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Rodrigues, A. C. de A. L., Petine, E. T. P. dos S., & Rodrigues, F. G. (2020). Capacitação estratégica com readequação orçamentária para melhoria do serviço público em uma instituição federal de ensino superior. Revista Gestão & Tecnologia, 20(1), 230–256. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1729

Edição

Seção

RELATO TÉCNICO