Capacitação estratégica com readequação orçamentária para melhoria do serviço público em uma instituição federal de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1729Palavras-chave:
Capacitação estratégica, Orçamento público federalResumo
A capacitação estratégica e o aperfeiçoamento funcional de servidores possuem relação direta com a melhoria do serviço público, principalmente no contexto brasileiro, onde existem grandes responsabilidades sobre a boa governança. Desta forma, este relato apresenta como se deu a intervenção para capacitação estratégica com readequação orçamentária em uma Universidade Federal. Para isto, utilizou-se o diagnóstico de capacitação baseado em quatro pilares: a visão estratégica da alta gestão; o acompanhamento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional; a visão da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas; e as demandas dos servidores e suas chefias. Dentre os resultados foi possível evidenciar melhor utilização do recurso público, sentimento de valorização funcional, e alavancagem da capacitação estratégica, assumindo a Instituição pública, um papel qualificante.Referências
AMARAL, Helena Kerr do. Desenvolvimento de competências de servidores na administração. Brasília, Revista do Serviço Público, n.57, v.4 p.549-563, Out./Dez. 2006.
BACON, Kevin. Além da capacitação: desenvolvimento de líderes para o setor público. Brasília, Revista do Serviço Público, Ano 50, n.4, p.81-91, Out./Dez. 1999.
BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Brasília, Revista do Serviço Público, v.2, n.56, p.179-194, Abr./Jun. 2005.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 4320, de 17/03/1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm>. Acesso em: 21 jul. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 8.666, de 21/06/1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm> Acesso em: 21 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9394, de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 21 jul. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.091, de 12/01/2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm>. Acesso em: 21 jul. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm. Acesso em: 21 jul. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI.. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm>. Acesso em: 21 jul. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm>. Acesso em: 21 jul. 2019.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos.; SPINK, Peter. Gestão do Setor Público: Estratégia e estrutura para um novo Estado. Rio de Janeiro: FGV, 1998. Disponível em: < http://www.plataformademocratica.org/Publicacoes/7562_Cached.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019.
CHANLAT, Jean-François. O gerencialismo e a ética do bem comum: a questão da motivação para o trabalho nos serviços públicos. In: VII Congresso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal em 2002.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Curitiba, Revista de Administração Contemporânea, Edição Especial, p.183-196. 2001.
GEMELLI, Inês Maria Picoli, FILIPPIM, Eliane Salete. Gestão de Pessoas na Administração Pública: o desafio dos municípios. RACE, Unoesc, v. 9, n. 1-2, p. 153-180, jan./dez. 2010.
GODOY, Maria Tereza. Qualificação do Servidor Público: Implicações na Gestão de Pessoas na Universidade Federal de Goiás. In: XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014, Rio de Janeiro, Brasil. p. 1-15.
LIMA, Elaine da Silva. Motivação Individual e Contrato Psicológico para Atuar no Grupo de Trabalho: O caso dos servidores técnico administrativos do Campus Seropédica da UFRRJ. 110. Dissertação de Mestrado em Administração – UFRRJ, Rio de Janeiro, Agosto de 2017
OLIVEIRA FILHO, Adão. Política de Gestão de Pessoas em Instituições Federais de Ensino Superior: uma Análise dos Subsistemas Capacitação e Aperfeiçoamento e Avaliação de Desempenho. 189. Dissertação de Mestrado em Administração – UFSC, Santa Catarina, Agosto de 2012.
PREDES, Fabiane da Silva de Lemos. A implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): consensos e dissensos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 161. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais – UFRRJ, Rio de Janeiro, Março de 2015.
PEREIRA, A.L.C; SILVA A.B. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE. BR. Rio de Janeiro, ed. Especial 9, Art.9, p.627-647, jul. 2011.
RODRIGUES, Ana Cristina de Albuquerque Lima. Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências Gerenciais nas IFES: Uma análise indutiva das práticas de gestão utilizadas pelos Coordenadores da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRRJ. 108. Dissertação de Mestrado em Administração – UFRRJ, Rio de Janeiro, Abril de 2017.
SILVA, F.M.V e CUNHA, C.J.C.A. A transição de contribuidor individual para líder: a experiência vivida pelo professor universitário. Revista GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 1, pp. 145-171, jan./fev./mar./abr. 2012.
SILVA, Gilberto Soares; SILVA, Andreia de Carvalho. Gestão de Pessoas no Serviço Público: os programas de capacitação de servidores técnico administrativos na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Araguaína. Estudo & Debate, Lajeado, v. 25, n. 2, p. 41-65, 2018.
SOF – Secretaria de Orçamento Federal. Manual Técnico de Orçamento. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO. Brasília, 2017. Disponível em < http://www.orcamentofederal.gov.br/informacoes-orcamentarias/manual-tecnico/mto_2017-1a-edicao-versao-de-06-07-16.pdf>. Acesso em 28 jul. 2019.
UFRRJ. Plano Anual de Capacitação 2018. Institui o novo plano de capacitação aprovado pelo Conselho Universitário na Deliberação 5/2018. Disponível em < http://institucional.ufrrj.br/codep/files/2018/03/PAC-2018_UFRRJ-vers%C3%A3o-final-1.pdf>. Acesso em 07 jul. 2019.
UFRRJ, Deliberação 15 de 23/03/2012. Aprova as modificações do Estatuto da Universidade, a Reforma do Regimento Geral e revoga as deliberações 81/2010, 104/2010 e 014/2011. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em < http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/Delib%20015-2012%20CONSU%20-%20ESTATUTO%20e%20REGIMENTO.pdf>. Acesso em 13 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.