Inovação em subsidiárias de empresas multinacionais e a influência da matriz – um estudo de casos múltiplos

Autores

  • Mariane Figueira Universidade Federal de Lavras
  • Cristina Lelis Leal Calegario Universidade Federal de Lavras
  • Paulo Henrique Moretti Luchesi Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1499

Palavras-chave:

negócios internacionais, inovação, subsidiárias de empresas multinacionais, relacionamento entre matriz e subsidiária

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo principal analisar, por meio de um estudo de casos múltiplos, como o relacionamento entre matriz e subsidiária e como a atuação da própria matriz podem influenciar no desenvolvimento de inovações na subsidiária. Quatro empresas brasileiras de setores diferentes que foram adquiridas nos últimos dez anos por empresas multinacionais, provenientes da Alemanha e da França, se tornando subsidiárias, foram selecionadas como unidades-caso. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas em profundidade com gestores e proprietários das subsidiárias pesquisadas. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que os processos de aquisição que inseriram as empresas brasileiras nas redes das multinacionais se traduziram em benefícios para os dois lados, principalmente para as subsidiárias que após os processos de incorporação tiveram algum tipo de inovação desencadeado.

Biografia do Autor

Mariane Figueira, Universidade Federal de Lavras

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras.

Áreas de interesse: negócios internacionais; gestão da inovação.

Cristina Lelis Leal Calegario, Universidade Federal de Lavras

Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.

Áreas de interesse: econimia industrial; negócios internacionais.

Paulo Henrique Moretti Luchesi, Universidade Federal de Lavras

Analista de experiência do cliente na empresa MOIP.

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

Figueira, M., Calegario, C. L. L., & Luchesi, P. H. M. (2019). Inovação em subsidiárias de empresas multinacionais e a influência da matriz – um estudo de casos múltiplos. Revista Gestão & Tecnologia, 19(5), 143–166. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1499