Marketing em instituições privadas de ensino superior: fatores influenciadores na atratividade dos cursos de Administração
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2004.v4i1.141Resumo
Estudar as ações de marketing desenvolvidas por oito instituições privadas de ensino superior da região Extremo-Oeste do Estado do Paraná, Brasil, identificando os fatores influenciadores na atratividade dos cursos de Administração, constituiu-se no objetivo deste trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, com delineamento “survey” ou de levantamento, tendo como sujeitos sociais os alunos do primeiro semestre de 2004, dos cursos de administração destas instituições, bem como com os diretores das IES pesquisadas. A amostra dos acadêmicos pesquisados foi probabilística, estratificada proporcional e aleatória, correspondendo a 218 acadêmicos de um universo de 503 acadêmicos matriculados em fevereiro/2004. Os diretores foram pesquisados em sua totalidade, sendo oito diretores. O erro amostral considerado foi de 5% e o nível de confiança de 95%. Os resultados indicam que as instituições preocupam-se com o planejamento formal das atividades de marketing. As propagandas realizadas pelas IES são percebidas pela grande maioria dos acadêmicos. Os meios de comunicação utilizados e o conteúdo das mensagens parecem estar adequados à percepção dos acadêmicos. Entretanto, estas ações são pouco representativas dentre os fatores de influencia na atratividade dos cursos de administração das instituições estudadas. As realizações de ações de marketing fora dos períodos que antecedem o vestibular são praticamente inexistentes. Tanto os diretores, como os acadêmicos, elegeram a qualificação dos professores e do ensino como os principais fatores influenciadores na escolha da instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.