Instituições e políticas para o desenvolvimento tecnológico regional na nova economia do conhecimento: uma análise para o Brasil utilizando o modelo da tripla hélice
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i4.1250Resumo
O crescimento da riqueza e do bem-estar em países ou regiões na nova economia do conhecimento só pode ser alcançado por meio da promoção da cultura da inovação e da competitividade dos empreendimentos e das instituições técnico-científica que lhes são associadas. A combinação de competição e cooperação, vital para viabilizar o que se podem chamar de espaços interativos de aprendizagem entre governo, setor privado e universidades, entretanto, dificilmente emerge de forma espontânea. A experiência internacional ensina que para construir esses espaços é necessário o estabelecimento de uma tripla hélice entre governos, setor privado e universidades. O capítulo reconstitui o desenvolvimento de sistemas regionais de inovação, como o do Vale do Silício americano e dos parques tecnológicos em São Paulo, indicando como usar o modelo da tripla hélice para facilitar o desenvolvimento de sistemas de inovação em outras regiões do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.