Orientação para o Mercado: Influência sobre os Processos de Comunicação na Embrapa Trigo

Autores/as

  • Verner Luis Antoni Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Henrique Magnante
  • Claudio Damacena Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.450

Resumen

A orientação para o mercado vem se consolidando como uma cultura ou comportamento que permite melhorar o relacionamento das organizações com seus públicos, gerando valor superior para os clientes e vantagens competitivas sustentáveis as organizações que a adotam. Nesse sentido o artigo apresenta a influência da orientação para o mercado sobre os processos de comunicação de uma empresa pública de pesquisa, a Embrapa Trigo. Para tanto foi mensurado o grau de orientação para o mercado da organização, com a utilização da Escala Markor. Os resultados apontam que a organização é pouco orientada para o mercado, apresentando uma postura reativa e internalizada. As principais barreiras para orientação para o mercado e comunicação estão relacionadas “ao esquecimento do mercado” e a “barreiras funcionais para o compartilhamento de informações”, o que influência a comunicação, e pode gerar impedimentos para o entendimento da identidade organizacional e dificultar a comunicação dialógica com os públicos.

Biografía del autor/a

Luiz Henrique Magnante

Especialista em Comunicação Empresarial, pela Faculdade de Comunicação Social da UPF, graduado em Administração pela FEAC/UPF

Claudio Damacena, Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Córdoba

Publicado

2013-04-29

Cómo citar

Antoni, V. L., Magnante, L. H., & Damacena, C. (2013). Orientação para o Mercado: Influência sobre os Processos de Comunicação na Embrapa Trigo. Revista Gestão & Tecnologia, 13(1), 78–102. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.450