Comunicações de Marketing de Fabricantes de Alimentos: Quando o Alvo são Crianças e a Mídia Internet

Autores/as

  • Melby Karina Zuniga Huertas
  • André Torres Urdan Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo
  • Patricia Podboi Adachi
  • Silvia Cressoni Gomes

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.443

Resumen

O objetivo deste trabalho foi descrever as formas de comunicação de fabricantes de alimentos, quando o alvo são crianças e a mídia Internet. Realizou-se pesquisa de campo em duas etapas. Na primeira, por meio de observação, identificaram-se as marcas de alimentos para crianças que tinham site na Internet. Na segunda, empreendeu-se a análise de conteúdo dos sites voltados para crianças de produtos identificados na primeira etapa, utilizando-se o codificador de uma pesquisa similar realizada nos Estados Unidos. Os resultados abrangem cinco temas (perfil nutricional, jogos, downloads, marketing viral e alertas) com implicações para a formulação de políticas públicas e para a gestão de comunicações de marketing mais adequadas.

Biografía del autor/a

André Torres Urdan, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo

professor titular do Departamento de Mercadologia da EAESP. Seus interesses atuais são marketing de serviços, relacionamento e novos produtos. É graduado em Engenharia Civil (1984) e Administração (1987) pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986). Concluiu o mestrado em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas ,doutorado em Administração na Universidade de São Paulo Professor - Departamento de Mercadologia Escola de Administração de Empresas de São Paulo FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

Publicado

2012-12-17

Cómo citar

Huertas, M. K. Z., Urdan, A. T., Adachi, P. P., & Gomes, S. C. (2012). Comunicações de Marketing de Fabricantes de Alimentos: Quando o Alvo são Crianças e a Mídia Internet. Revista Gestão & Tecnologia, 12(3), 79–102. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.443