Incorporação de Parcerias no Planejamento Estratégico da Inovação em uma Estratégia Technology Push de Integração

Autores/as

  • Mauro Caetano Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Juliana Pereira Schnetzler Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) / Universidade e São Paulo (USP)
  • Daniel Capaldo Amaral Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) / Universidade e São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.415

Palabras clave:

Inovação Aberta, Parceiros, Planejamento de Tecnologia.

Resumen

Uma das soluções para os principais problemas das empresas relacionados ao processo de inovação, o planejamento de tecnologia, e a adoção da inovação aberta (open innovation) constitui-se na adoção de métodos que apoiem esse planejamento através do mapeamento de mercados, produtos e tecnologias. Conhecidos como technology roadmapping, ou simplesmente TRM, alguns desses métodos propõem uma sistemática para o planejamento de tecnologia, entretanto, negligenciam a adoção de parcerias e a open innovation. O presente trabalho preenche essa lacuna apresentando uma sistemática para a inserção de parceiros no planejamento de tecnologia. A partir de revisões bibliográficas e uma pesquisa ação, foi desenvolvido um conjunto de procedimentos para a adoção de parceiros no planejamento de tecnologias, considerando diferentes tipos de parceiros, bem como os objetivos das parcerias no processo de inovação de acordo com os recursos necessários, sejam eles mercadológicos, tecnológicos ou financeiros. A aplicação desses procedimentos pode ser útil não apenas para o planejamento de tecnologias nesse tipo de organização estudada, mas também para orientar organizações no planejamento das suas inovações.

Biografía del autor/a

Mauro Caetano, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) / Universidade e São Paulo (USP) e Professor/Pesquisador da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) e do Programa de Pós-graduação em Agronegócios (PPAGRO) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Juliana Pereira Schnetzler, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) / Universidade e São Paulo (USP)

Engenheira de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) / Universidade e São Paulo (USP)

Daniel Capaldo Amaral, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) / Universidade e São Paulo (USP).

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), Professor/Pesquisador da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) / Universidade e São Paulo (USP).

Publicado

2012-12-04

Cómo citar

Caetano, M., Schnetzler, J. P., & Amaral, D. C. (2012). Incorporação de Parcerias no Planejamento Estratégico da Inovação em uma Estratégia Technology Push de Integração. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 89–112. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.415